O primeiro campeão

Victor Hugo Matzenbacker é o campeão antecipado da primeira edição da Fórmula Júnior

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Depois de acumular títulos nos kartódromos, Victor Hugo Matzenbacker está dando show nos autódromos. Ele é o campeão da Fórmula Júnior 2013 e o título veio de forma antecipada, no final de semana passado, na 7ª etapa no Autódromo Internacional de Tarumã. O jovem passo-fundense abre a página de vencedores como o primeiro campeão da nova categoria do automobilismo brasileiro. Matzenbacker venceu as primeiras provas, liderou o campeonato de ponta a ponta e garantiu o título ainda faltando a última etapa. Foram sete pódios, com quatro vitórias, sete segundos lugares, um terceiro, um sexto e um nono lugar. Um desempenho que garantiu 203 pontos para o piloto da equipe MC Tubarão.

Aprendizado e evolução
Com apenas 15 anos de idade, Victor Hugo coleciona troféus no kart. Foram conquistas como campeão gaúcho, catarinense e vice-campeão sul-americano. Mais do que troféus, os títulos propiciaram experiência ao jovem piloto. Este ano disputou uma nova categoria, criada exatamente para propiciar a transição do kart aos fórmulas. A Fórmula Júnior é disputada por monopostos com motorização 1.4, mas as provas são muito semelhantes às categorias maiores. A Fórmula Júnior foi atrativa desde o início para o passo-fundense. “Eu sabia que teria chances, pois éramos todos estreantes. Mas foi um campeonato muito competitivo, com pilotos de alto nível”.

Somando mais esse aprendizado, Matzenbacker superou mais um estágio e já aspira algo maior. “Com esta categoria tive um importante aprendizado, uma oportunidade de me adaptar ao monoposto”, comenta. A partir de agora, parece que o kart ficou no retrovisor de Victor Hugo. “Vou largar o kart e no ano que vem correrei na categoria Fórmula 1.6”, explicou. Ele entende que esse é o caminho a partir de agora. Um caminho, cujos degraus ele sobe com facilidade apontando para uma grande carreira no automobilismo. Aliás, este é o resultado da categoria intermediária que, certamente, já cumpriu o seu papel. Isso fica explícito na avaliação de Matzenbacker: “valeu o aprendizado”.

 

 

 

Gostou? Compartilhe