A noite tinha tudo para ser do Esporte Clube Passo Fundo, mas o Lajeadense estragou com a festa. Na decisão do segundo turno do Campeonato da Região Serrana, nesta segunda-feira foi disputada a partida de volta. No primeiro jogo, em Lajeado, o Passo Fundo venceu por 1 x 0. No Vermelhão da Serra, necessitava apenas de um empate para ganhar o segundo turno. Vencedor do primeiro turno, assim estaria assegurando o título da Região Serrana. A torcida compareceu ao Vermelhão da Serra, com cerca de 3.500 torcedores. Vibrou e parecia que na noite seria de muita festa. Mas o time do Lajeadense mostrou competência, fez 1 x 0 e manteve o resultado até o final. A decisão ficou para os pênaltis e o Passo Fundo foi mal. Fazendo 4 x 1 nas cobranças, a festa foi do Lajeadense. Agora as duas equipe decidirão o título do campeonato em mais dois jogos, o primeiro na quinta-feira, em Lajeado, e o segundo em Passo Fundo.
Primeiro tempo
Com um bom público, que vibrava a cada lance, o Passo Fundo começou a partida buscando o ataque. Logo aos 5 minutos o primeiro lance de perigo. Após cruzamento de Xaro, Hyantony cabeceou. Mas o goleiro, Eduardo Martini fez a defesa. Aos poucos, o Lajeadense começou a crescer na partida, com jogadas de velocidade pela esquerda. Aos 9 minutos, após cruzamento, Cléverson iria receber sozinho, na cara do gol de Bruno. Bem posicionado, o goleiro tricolor se adiantou no lance, e evitou que o camisa 10 do Lajeadense dominasse a bola. Outro lance de perigo do time visitante aconteceu após jogada pela esquerda. João Felipe conduziu a bola próximo a área e cruzou para Márcio Goiano, que de frente para o gol, chutou forte, próximo a trave direita do goleiro do Passo Fundo. O tricolor voltou a assustar com Vareta. O jogador avançou pela direita e inverteu a jogada para Vinícius. O jogador dominou a bola e chutou rasteiro para a defesa do goleiro Martini. Outro lance de perigo aconteceu após o camisa 2, Vareta, aproveitou sobra de bola e chutou forte. Passados 30 minutos de jogo, o Passo Fundo teve nova chance de gol após chute cruzado de Thiago Machado. Após 40 minutos jogados, Gustavo recebeu a bola, e de fora da área chutou forte no meio do gol. O goleiro Grassi defendeu com tranquilidade. Após o lance, os jogadores do Lajeadense Gustavo e Cléverson se estranharam. O jogo foi paralisado e os dois jogadores receberão cartão. Assim terminou o primeiro tempo.
Segundo tempo
O jogo começou movimentado. Aos 10 minutos o primeiro susto. Josimar, livre na área, perdeu o gol. Os dois lados buscavam o ataque, mas não conseguiam finalizar de forma efetiva. O que a torcida nem o time queria ver era o gol do adversário. Mas foi o que aconteceu aos 25 minutos. Após erro de marcação, Cléverson aproveitou, tirou do goleiro Grassi e finalizou. 1x0. O placar levava a decisão do segundo turno para as penalidades. Mas poderia ser pior, pois aos 37 minutos um novo susto. Josimar, novamente, entrou sozinho na área e chutou. Bruno Grassi se esticou e realizou grande defesa, salvando o Passo Fundo. O tricolor do Vermelhão tentava de todas as formas marcar. Hyantony teve diversas oportunidades, bem como Lenilson. Ficaram na cara do gol, mas faltava a conclusão objetiva. A torcida cumpriu o papel de 13º torcedor. Energia das arquibancadas e vontade em campo. Mas a bola não entrava. Os últimos minutos foram emocionantes até o apito final. E a decisão ficou para os pênaltis.
Penalidades
A primeira cobrança veio do Lajeadense. Márcio Goiano cobrou e o goleiro Bruno Grassi chegou a encostar na bola, mas não evitou o gol. Quem iniciou as cobranças para o Passo Fundo foi Lenilson. O chute parou na trave. Nos chutes seguintes Josimar ampliou para o time visitante e Xaro abriu o placar para o Passo Fundo. Márcio Gabriel converteu a cobrança e Hyantony chutou por cima do gol. O último pênalti foi de Fábio Rosa, que marcou e deu o título para o Lajeadense. Placar final 4x1.
E.C Passo Fundo 0 (1) x (4) 1 Lajeadense
Passo Fundo: Bruno Grassi; Vareta, Anderson, Gustavo e Xaro; Alejandro (Matheus), Garroni, Thiago Machado (Diego Miranda), Lenilson e Vinícius (Xuxa); Hyantony. Técnico: Luiz Carlos Winck.
Lajeadense: Eduardo Martini, Márcio Gabriel, Léo San, Ênio e Márcio Goiano; Henrique, Mineiro, João Felipe (Ricardo) e Gustavo (Fábio Rosa); Cléverson e Josimar. Técnico: Benhur Pereira
Gol: Cléverson, 25 do 2º tempo
Arbitragem: Eleno Gonzalez Todeschini com Leirson Peng Martins e Júlio César Barcelos Rodrigues
Cartões amarelos: Márcio Goiano, Cléverson, Gustavo (L); Diego Miranda (PF)