Ricardo e Luana Machado, ciclistas da Universidade de Passo Fundo, participaram no último domingo, 24 de novembro, do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Maratona, realizado em Juiz de Fora, MG. Machado conquistou o primeiro lugar na competição, que reuniu mais de 500 ciclistas de várias partes do Brasil. A prova, considerada difícil por ser percorrida em terreno montanhoso entre várias trilhas e estradas de terra, teve a dificuldade aumentada devido às fortes chuvas que caíram na última semana em Minas. O terreno molhado causou a queda de vários ciclistas nos locais mais escorregadios, principalmente nas trilhas fechadas dentro da mata. Em várias subidas foi preciso empurrar as bicicletas, pois elas derrapavam demais e era impossível subir pedalando, segundo ele.
Disputando na categoria Máster, já na largada Machado conseguiu se posicionar entre os primeiros do pelotão durante os quilômetros iniciais, porém sem liderar a prova. Quando começaram a enfrentar as subidas mais íngremes, Machado efetuou um ataque, impondo um ritmo muito forte e se isolando na liderança. Nas descidas escorregadias e com muitas curvas no meio da mata, ele conseguiu evitar os erros enquanto vários atletas perderam o equilíbrio, escorregaram e caíram ao tentar persegui-lo. Ricardo Machado manteve a calma e concentração para fazer uma prova sem erros e continuou pedalando muito forte para não ser alcançado até cruzar a linha de chegada em primeiro lugar.
Após a conquista, Ricardo disse que “só tenho a agradecer a Deus e a todos que nos apoiam. Este ano foi muito abençoado, pois consegui vencer as principais competições que participei, consegui dividir bem o tempo entre treinamentos e recuperação, que foi fundamental para que sempre tivesse muita energia nos momentos certos”.
Luana
Luana Machado, concorrendo pela categoria Elite Feminino, se posicionou entre as líderes da prova, que mantinham um ritmo extremamente forte, até entrarem nas trilhas estreitas e escorregadias, quando uma atleta caiu em sua frente provocando um acidente. Luana bateu a perna, o que causou muita dor e a impediu de fazer força. Mesmo machucada, a ciclista foi até o final da prova e conseguiu finalizá-la em oitavo lugar. A dupla de ciclistas da UPF descansará por alguns dias, antes dos treinamentos que servirão de base para as competições de 2014, quando Luana vai disputar uma vaga para representar o Brasil na Olimpíada do Rio 2016.