Esportes para alunos das escolas públicas

Educação Física da UPF abre a oportunidade para praticar novos esportes

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O curso de Educação Física da Universidade de Passo Fundo realizou um evento, no encerramento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) 2012. A graduação está presente em quatro escolas públicas de Passo Fundo por meio do Pibid, com a participação de 20 acadêmicos. A atividade reúne estudantes dos anos finais do ensino fundamental de duas escolas a cada dia, para participarem de 10 diferentes oficinas: esportes coletivos, danças, lutas, ginásticas, jogos com raquetes - tênis e peteca, atletismo e esportes na natureza.

Na tarde de segunda-feira, foi a vez dos alunos das escolas Mário Quintana (estadual) e Guaracy Barroso Marinho (municipal) participarem.

Interação ampliada
A professora Sybelle Carvalho Pereira coordena o Pibid na área da Educação Física na UPF, e explica que o evento tem por objetivo ampliar a interação da Universidade com a comunidade escolar. “Nossa intenção é integrar os participantes, bem como oportunizar a prática de esportes diferentes daqueles comumente propostos nas escolas”, observou. O Pibid concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência. Os projetos promovem a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas com orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

O professor Alexandre Vieira, da Escola Salomão Iochpe, conta que a chegada dos acadêmicos do Pibid modificou hábitos na escola. “Já tínhamos uma rotina diferente da tradicional, pois encaramos a Educação Física com uma visão mais ampliada de corporeidade, oferecendo a maior variedade possível de atividades. A contribuição dos acadêmicos do Pibid permitiu colocar em prática essa proposta com mais efetividade. Nesse ano, além dos esportes coletivos, trabalhamos aspectos culturais, como desfile cívico e Semana Farroupilha”.

 

 

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