O goleador está de volta. Felipe está retornando ao Esporte Clube Passo Fundo, clube onde iniciou a carreira em 1997. Aos 35 anos, o atacante está recuperado de uma cirurgia e prepara sua volta ao futebol. Felipe foi operado no púbis, em Caxias do Sul, em 23 de maio. Mesmo com propostas de outras equipes, há um consenso entre Felipe e a direção do Passo Fundo. A resposta virá da sua desenvoltura a partir de segunda-feira, quando ocorre a apresentação do grupo que disputará o Gauchão. Depois de sofrer com uma pubalgia por cinco anos, Felipe optou pela cirurgia e teve que parar por meio ano. Recuperado, busca o recondicionamento para o futebol. É o último passo para o goleador voltar a marcar. Um passo que está muito próximo.
Recuperação
Nos últimos seis meses, na prática, Felipe já estava no Vermelhão da Serra, quando fez tratamento de recuperação. Ficou sob os cuidados do fisioterapeuta Luiz Fernando de Oliveira, o Casinha. “Recuperamos o equilíbrio muscular e agora ele deverá recuperar o condicionamento físico, mas já está liberado para trabalhar com bola”, avaliou Casinha. Felipe realizou sessões com mais de uma hora de exercícios quatro ou cinco vezes por semana. Agora ele foi novamente examinado pelo cirurgião Aloir de Oliveira, conhecido em Passo Fundo onde estudou e atuou no esporte pelo IE e Conceição. “Fiz tudo que estava previsto e o médico já me liberou, agora é treinar para ver como vai evoluir”, disse ontem. Falta apenas essa evaliação prática, em campo e com a bola para definir o futuro do jogador.
Em casa
Felipe Reinaldo da Silva é natural de Ernestina e está com 35 anos de idade. Começou no Passo Fundo e fez sucesso no Brasil e exterior. Foi goleador do Gauchão pelo Passo Fundo em 2000 e 2005. Mas também balançou as redes Brasil a fora pelo Vitória, Náutico, Goiás, Atlético Goianense e América Mineiro. Felipe não foge de suas origens. Ele reside em Linha Pessegueiro, no município de Ernestina, aonde planta soja em uma área de 80 hectares. Casado com Luciana Britto, é pai de Gabriel que está com 13 anos de idade. De casa ao Vermelhão é um pulo. Uma proximidade que também aproxima o artilheiro do Esporte Clube Passo Fundo. Ídolo da torcida, literalmente Felipe está em casa. E de volta ao lar.
Consenso na área
Ontem á tarde, chegando de Ernestina, levou a caminhonete para a lavagem do amigo Renato, nas proximidades do estádio. E logo abriu o jogo sobre a sua volta ao Passo Fundo. “Estamos conversando e vou me apresentar no dia dois”. O otimismo de Felipe é o mesmo do presidente do Passo Fundo, Selvino Ferrão. “Ele passará por uma avaliação, mas já estamos em busca de um patrocinador para estampar na camisa que ele vai usar no campeonato”. Logo em seguida, o presidente e Felipe voltaram a conversar. Havia um indisfarçável clima de consenso. De maneira descontraída, Ferrão brincou e ofereceu uma plantadeira para Felipe. A resposta foi imediata: “preciso de mais área para plantar”. Mais um indicativo de que ele vestirá a camisa do Passo Fundo. E estará na área. Não para plantar, mas para marcar muitos gols.