O Campeonato Gaúcho, como tudo nesse pago, é muito mais do que um campeonato de futebol. É uma grande peleia. Não é simplesmente mais uma competição regional, pois é o único estadual que tem a dupla Grenal. Dentre todas as modalidades, é o maior e o melhor campeonato disputado em solo sul-rio-grandense e, além disso, ainda carrega a alcunha de Gauchão. Precisa mais?
Passo Fundo faz parte da rica história do Gauchão, onde carimbou páginas com o chute forte de Bebeto – o Canhão da Serra –, fez tremer atacantes com a marcação implacável de Daison Pontes e encantou com o talento de Santarém. Os clubes de Passo Fundo sempre foram muito respeitados pelos adversários. Uma reverência aos nomes que vestiram suas camisas, como Kita, Machado, Elói, China, Luiz Freire, Verardi, Cláudio Freitas, Felipe e tantos outros de igual ou até maior quilate.
A cada ano um novo Gauchão. Agora, em 2014, está começando mais um campeonato da garra e da pegada. E a Capital do Planalto não foge da luta e entra em campo com o Esporte Clube Passo Fundo. Para a torcida, mais um motivo para ter orgulho em ser passo-fundense. Afinal, o Gauchão é para os fortes, tem disputas quentes em dias frios e chuvosos e, claro, passa por Passo Fundo.
Domingo – 18 horas
Passo Fundo joga em Lajeado
O Esporte Clube Passo Fundo estreia nesse domingo, às 18 horas, em Laejeado. A partida, no Estádio Alviazul, será contra o Lajeadense. A equipe passo-fundense tem como base o time campeão da Região Serrana, formado no segundo semestre do ano passado pelo técnico Luiz Carlos Winck. O grupo foi reforçado com escolhas pontuais. Para a zaga o ECPF foi buscar o experiente Ediglê, homem de confiança de Winck em outras equipes. Na frente dois reforços de peso, com a vinda de Ramazotti e o retorno ao futebol do goleador Felipe. Para um jogo fora de casa a opção do treinador foi pelo 4-3-1-2, atuando com três volantes: Garroni mais recuado, enquanto Mateus e Márcio participam da articulação. Na zaga a equipe sofre as consequências das lesões e Winck optou por improvisar Gil para atuar ao lado de Ediglê. No ataque prefere não forçar com Felipe, que parou por oito meses, e deve lança-lo somente na segunda etapa.
Rádio
A Planalto transmite com narração de Ben Hur Borges, comentários de Ari Machado e reportagens de Paulo Bigóis. Às 16 horas Luiz Carlos Carvalho apresenta o Concentração Especial do Gauchão 2014. (AM – 730)
Lajeadense x Passo Fundo
Lajeadense: Eduardo Martini; Márcio Gabriel, Ênio, Bruno Oliveira e Márcio Goiano; Rudiero, Everton, Mateus e João Felipe; Rennan Oliveira e Cléverson. Técnico: Fabiano Daitx.
Passo Fundo: Bruno Grassi; Thiago Machado, Ediglê, Gil e Xaro; Éverton Garroni, Mateus Santana, Márcio Reis e Lenilson; Cassiano e Ramazotti. Técnico Luiz Carlos Winck.
Arbitragem: Fabrício Neves Corrêa com Tatiana Jacques de Freitas e Paulo Ricardo Silva Conceição.
Horário: 18 horas (domingo)
Local: Estádio Alviazul – Lajeado