Jogando com uma equipe mista, já que parte dos titulares puderam descansar após o confronto contra o Nacional-URU na última quinta, pela Copa Libertadores, o Grêmio conseguiu impor seu ritmo de jogo fora de casa neste domingo e atropelou o Esportivo por 3 a 1, na Montanha dos Vinhedos, pela oitava rodada do Campeonato Gaúcho. O triunfo manteve a equipe de Porto Alegre na liderança do Grupo B.
Agora com 15 pontos, o Grêmio disparou no topo da chave, deixando o Novo Hamburgo na vice-liderança para trás, com 11 pontos. O próximo compromisso do time tricolor é diante do Caxias, na quarta-feira, às 22h (de Brasília), em Caxias do Sul.
O Esportivo, por sua vez, segue mal das pernas no torneio estadual. O clube estacionou nos seis pontos e pode até ir para a lanterna do Grupo A, desde que o Aimoré vença o Pelotas, neste domingo. O Esportivo encara, agora, o Brasil, na quinta-feira, em Pelotas.
No confronto deste domingo, o Grêmio não tomou conhecimento do rival desde o início. O primeiro gol saiu ainda aos 6min de bola rolando, após penalidade marcada pela arbitragem. Luan invadiu a área e foi puxado por Agenor. Maxi Rodríguez bateu no canto direito e marcou.
Pouco depois, Agenor acertou o rosto de Maxi Rodríguez, recebeu o segundo amarelo e foi expulso de campo. Aí, ficou ainda mais fácil para o Grêmio. No fim do primeiro tempo, Alan Ruíz cobrou falta para a área e Werley fez de cabeça. Na etapa final, Moisés cruzou por baixo e Everaldo ampliou. Brandão ainda teve tempo de diminuir para o Esportivo, aos 34min.