Voar é um sonho da humanidade. Está até na mitologia, através de Ícaro. E se foi um brasileiro quem inventou o avião, os brasileiros também querem voar. Mas para ganhar asas é necessário passar por um aprendizado. Isso é possível através da Escola de Aviação Civil do Aeroclube de Passo Fundo. O aprendizado inicia com o Curso de Piloto Privado, que serve para voos de recreação, mas também é o primeiro degrau para a carreira profissional.
Na próxima segunda-feira o Aeroclube estará iniciando mais um curso. A etapa inicial passa pelas aulas teóricas, que abrangem conhecimentos de legislação, teoria de voo, navegação, meteorologia e outros ensinamentos básicos. As aulas são ministradas na sede central do Aeroclube, no Edifício Planalto na Rua Independência, 812, 6º andar. O curso deverá ter uma duração de apenas três meses e é preparatório para a banca examinadora da ANAC. A parte prática é realizada em voos, inicialmente em duplo comando, com os instrutores da escola. Após aprovação na parte teórica e um período de instrução prática, o candidato estará em condições de iniciar os voos solos. Ao cumprimento de toda as exigências, então, estará em condições de um exame final para receber o carteira de Piloto Privado, a habilitação inicial da aviação.
Isenção do serviço militar
O curso de Piloto Privado oferece uma capacitação para o lazer, uma base para prosseguir na aviação comercial e, ainda, a isenção na prestação do serviço militar. Segundo o comandante Leandro Marcon, um dos responsáveis pelo Aeroclube, o mercado está em alta para os novos pilotos. “Conversando com alguns comandantes, durante minhas paradas nos aeroportos brasileiros, todos foram unanimes em afirmar que o mercado está voltando a aquecer”. Para participar do curso a idade mínima é de 17 anos. Interessados podem procurar o Aeroclube de Passo Fundo, na sede central, nos hangares do Aeródromo de São Miguel ou pelos telefones (54) 3311-1564, 8118-8266 e 9993-8144.