A 71 dias da Copa do Mundo, o Rio Grande do Sul finaliza os ajustes para a preparação de uma das áreas mais importantes no planejamento do governo gaúcho para o evento: a segurança pública. As forças de segurança estaduais, em parceria com agentes federais, municipais e de entidades privadas, além de servidores de outras áreas como saúde, realizaram, nesta quarta-feira (02), o quinto simulado de segurança para a Copa do Mundo. O Centro de Treinamento da Seleção do Equador, o resort Vila Ventura, em Viamão, foi o palco da ação.
“Estamos fazendo um trabalho para que a população gaúcha, os turistas que vierem para a Copa e, especialmente aqui a comitiva do Equador, saiba que o RS, com suas ações e forças de segurança, está absolutamente prevenido para evitar qualquer contratempo como este”, destacou o secretário de Segurança, Airton Michels. O exercício simulou uma explosão de bomba, com oito feridos, no hotel que hospedará a comissão técnica do Equador.
Equipamentos
Foram testados equipamentos que o Estado recebeu, com recursos federais, como parte da preparação para Copa, como equipamentos antibomba e o veículo de Plataforma de Observação Elevada (POE). A ação reuniu 32 órgãos governamentais, que simularam a explosão de uma bomba, evacuação do local, detecção de eventuais novas bombas, feridos, incluindo o transporte com helicóptero para o Pronto Socorro da Capital, um dos hospitais credenciado e indicado para atendimentos durante a Copa do Mundo.
“A cada simulado observamos que a integração se aproxima da linearidade que esperamos”, avaliou o coordenador da Assessoria da Copa, coronel Erlo Pietroski. De acordo com o oficial, nesta semana, o grupo fará uma avaliação da operação, destacando pontos positivos e corrigindo eventuais falhas para orientações a serem adotadas em casos reais que vierem a acontecer. Ao todo, a operação mobilizou cerca de 300 pessoas, incluindo 200 agentes de segurança e saúde. Jogadores do Cerâmica, clube de Viamão, participaram do exercício como figurantes. Quarenta funcionários do Vila Ventura, de um total de 80, também participaram da ação.
“É muito importante que nossa equipe possa, além das novas instalações e do treinamento de nosso pessoal já realizado com a Brigada de Incêndio, poder também participar deste simulado”, ressaltou o diretor do Vila Ventura, Samuel Silveira. O resort espera receber 60 pessoas da comissão técnica do Equador e destinará todos os 79 leitos para a seleção equatoriana. O exercício foi feito na nova ala do hotel, que está em fase final de construção de 51 quartos. Além disso, o centro de treinamento está finalizando a construção de um campo, com medidas oficiais Fifa, e um vestiário. No acesso ao hotel, a estrada está sendo pavimentada, num investimento de R$ 5 milhões do Governo do Estado.
Simulado
Participaram da ação, Brigada Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Instituto Geral de Perícias, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria da Saúde (incluindo equipes SAMU), Defesa Civil, Comitê Gestor da Copa (CGCopa), Prefeitura de Viamão, Comitê Organizador Local (COL), EPTC, Secretaria de Grandes Eventos (Ministério da Justiça).
O exercício foi o quinto exercício simulado realizado pelo RS na preparação para Copa. Já foram testadas operações envolvendo seqüestro em estádio de futebol e estação de trem, brigas de torcida com óbito na Fan Fest e acidente com perigo de vazamento químico em rodovia. A previsão do governo é de realizar mais um simulado no estádio Beira-rio.