O Gigante do Beira Rio oficialmente volta à ativa quando a bola rolar para a partida entre Inter e Peñarol, neste domingo (06/04), às 16h. Porém, o duelo amistoso também representa uma viagem no tempo, mais precisamente ao dia 13 de abril de 1969, quando o time uruguaio visitou Porto Alegre para participar do torneio de inauguração do Beira-Rio. 45 anos depois, o clube do século XX retorna à capital gaúcha para enfrentar o clube do século XXI, desta vez, marcando a reinauguração do templo colorado.
Naquela ocasião, a atuação colorada superou todas as expectativas e a equipe treinada por Daltro Menezes aplicou uma goleada pelo placar de 4 a 0. O placar surpreendeu. O Peñarol era o grande "bicho-papão" daquela época e seu currículo já contabilizava três títulos da Copa Libertadores (uma delas invicto) e dois da Copa Intercontinental. A base do time era a mesma que havia ganho a América e o Mundo em 1966, o bicampeonato uruguaio invicto (1967 e 1968) e contava com diversos jogadores lendários que defenderam também a Seleção do Uruguai na Copa do Mundo de 1966 e depois na de 1970. Na equipe figuravam nomes como o goleiro Mazurkievcs, o lateral-direito Pablo Forlán (pai de Diego, ex-Inter), o centromédio Pedro Rocha e o goleador Alberto Spencer.
Ficha técnica
Inter (4): Gainete (Schneider); Laurício, Bibiano Pontes, Valmir e Sadi; Tovar e Dorinho; Valdomiro, Sérgio Galocha, Claudiomiro e Gilson Porto (Urruzmendi).
Peñarol (0): Mazurkievcs, Pablo Forlan, Figueroa, Matosa e Caetano; Cortez e Pedro Rocha; Onega, Abbadie, Alberto Spencer e Joya.
Gols: Sérgio, Claudiomiro (2x) e Dorinho.
Data: 13 de abril de 1969
Horário: 16h
Local: Estádio Beira-Rio
Árbitro: José Cavalheiro de Morais