Mais do que uma grande sacada, o voleibol feminino do Notre Dame é sinônimo de grandes conquistas. Foi assim em Novo Hamburgo, quando a sua equipe feminina Infanto-Juvenil sagrou-se campeã do 17º Festival Mercosul de Voleibol. Sediada pela Sociedade Ginástica Novo Hamburgo, entre 30 de abril e 4 de maio, a competição reuniu equipes de base brasileiras, argentinas e uruguaias. Passo Fundo participou com o Projeto Sacada Inteligente que fez uma campanha invicta para garantir o troféu. “Um dos dias mais felizes da minha vida profissional”, desabafou o professor Giberto Bellaver, idealizador do Sacada Inteligente. O projeto há sete anos estimula a prática orientada da modalidade, desde a infância, descobre e forma talentos como os que entraram em quadra nesta conquista.
Time imbatível
O time de Passo Fundo foi imbatível dentre as equipes femininas infanto-juvenis. Além do título, teve duas atletas escolhidas como destaques. A melhor atacante da Série Ouro, Rafaela Schneider, e a melhor defesa da Série Ouro, Fernanda Sabbi, foram premiadas no Festival Mercosul. A campanha foi memorável. As meninas de Passo Fundo venceram todas as partidas. Tropeçaram apenas em um set, exatamente o primeiro da estreia, diante das paulistas do Nosso Clube Limeira. Na etapa classificatória o Notre Dame também superou o Grêmio Náutico União (Porto Alegre) e o Dakota (Nova Petrópolis). Primeira colocada na chave, a equipe passo-fundense colecionou vitórias na segunda fase classificatória, quando venceu novamente a equipe de Limeira, Associação Desportiva Pomerana e APAAVôlei de Caxias do Sul. O time chegou a semifinal da Série Ouro onde superou o time de Nova Petrópolis. E, na grande final, as meninas do Notre Dame venceram as porto-alegrenses do Grêmio Náutico União.
Padrinho presente
O campeão olímpico e padrinho do Projeto Sacada Inteligente, Gustavo Endres, prestigiou as atletas do Notre Dame. Esteve no ginásio da SGNH e parabenizou a meninas pela conquista. “Me sinto orgulhoso nesse momento pela capacidade da equipe em se superar e feliz pela vitória”, disse Gustavo. O técnico Giberto Bellaver também não escondeu sua felicidade e orgulho. “Obrigado a todos que colaboram para que esse Projeto hoje fosse campeão. E, sobretudo, parabéns às atletas pela entrega, pela dedicação e, principalmente, pela obstinação em busca da vitória.”, emocionado disse Giba.