O troféu da Copa do Mundo da Fifa foi adotado em 1974. Sua base tem espaço para 17 gravações, suficientes para todos os ganhadores até 2038. A taça é feita de ouro 18 quilates, tem 36,8 centímetros de altura e pesa 6,175 quilos. O troféu original, porém, é de posse permanente da FIFA, sendo que cada seleção vencedora recebe uma réplica. Cada campeão pode ficar com sua versão do troféu, já que uma nova cópia é feita a cada edição do torneio.
O primeiro
O primeiro gol da história dos Mundiais foi marcado aos 19 minutos do jogo de abertura da Copa do Mundo de 1930, com o francês Lucien Laurent balançando as redes mexicanas. O meia-direita francês deixou o seu apenas quatro minutos antes de o americano Bart McGhee anotar contra a Bélgica em jogo que ocorria simultaneamente. Nenhum dos dois voltou a fazer gol na Copa do Mundo. Após aqueles dois tentos inaugurais, outras 2.206 bolas estufaram as redes nos Mundiais até hoje.
O inglês
Michael Owen tinha 18 anos e 190 dias quando marcou seu primeiro gol na França 1998, tornando-se o inglês mais jovem a balançar a rede em uma Copa do Mundo. Embora sua carreira fosse marcada pelas contusões, Owen acabaria estabelecendo outro recorde para a Inglaterra: se tornou o único jogador a balançar a rede em quatro torneios importantes diferentes. Quando anunciou que deixava a equipe, acumulava 40 gols pela seleção inglesa.