Considerada umas das competições mais tradicionais de Passo Fundo, o Campeonato Municipal de Futebol de Campo deve ter outro endereço a partir de 2015. Durante o 1º Congresso Técnico realizado na semana passada, a prefeitura anunciou a construção do ‘Novo Estádio Delmar Sittoni”.
O projeto já está há mais de um mês em análise na Caixa Econômica Federal. Orçada em cerca de R$ 1,5 milhão, parte da obra deve ser financiada com recursos de duas emendas parlamentares e outra da própria prefeitura (cerca de R$ 1 milhão). O novo estádio será construído em uma área de 11,5 mil hectares, no bairro Nonoai. Após o aval da CEF, a prefeitura deve iniciar o processo de licitação. “A previsão é iniciar a obra ainda este ano. A conclusão deve ocorrer em 2015” prevê a arquiteta Karine Knob Battisti, responsável pelo projeto.
Segundo ela, a obra prevê, além do campo, pista para caminhada, faixa de ciclovia, academia ao ar livre, playground, e uma quadra de areia. Serão construídos três blocos. Um deles, de dois pisos, terá quatro vestiários, banheiros e salão de festa para uso recreativo. O segundo bloco será para lancheria e sanitários. O terceiro bloco é destinado para sanitários públicos. Todos com acessibilidade universal.
Para acomodar o público, serão construídas arquibancadas com 600 lugares. “Vamos usar parte da topografia do local para construção das arquibancadas, reduzindo custos e também o impacto na área” explica Karine. Segundo ela, no interior do estádio haverá espaço para estacionamento de até 30 veículos.
Com a mudança de endereço, o atual estádio que recebe este ano a 25ª edição do Campeonato de Futebol, deverá servir como área de reserva da prefeitura. Segundo a secretária de planejamento, Ana Paula Wickert, ainda não há nenhuma definição sobre a utilização do local. “Por enquanto fica como está” afirma. Em relação à mudança do estádio para o bairro Nonoai, ela diz que o local oferece melhores condições para receber as equipes. “Facilita o acesso, está melhor localizado” garante.
Quem foi Delmar Sittoni
Segundo o livro O Passo das Ruas, do escritor Marco Damian, o homem que dá nome ao estádio inaugurado entre 69 e 70 na vila Elisa, nasceu em Santa Maria. Trabalhou como comerciante em Porto Alegre e, após, integrou-se à Companhia Transportadora Sulina Ltda, com matriz em Passo Fundo. Além do estádio, Delmar Sitoni é nome de rua na vila Planaltina. Faleceu em Porto Alegre no dia 12 de abril de