Chile derrota a Austrália por 3 x 1

Em jogo disputado, time chileno conseguiu superar o time da Oceania

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Arena Pantanal, em Cuiabá, poderia muito bem estar em Santiago. Mais de 23 mil chilenos invadiram Cuiabá, tomaram conta de mais da metade dos 39 mil ingressos colocados à venda para a partida desta sexta-feira (13.06) contra a Austrália e empurraram o time na vitória por 3 x 1. A presidente do país, Michelle Bachelet, presenciou o primeiro jogo da equipe na Copa do Mundo da FIFA 2014.

O Chile, à semelhança dos brasileiros, não se intimidou com o fim do acompanhamento musical e cantou o hino até o fim, porporcionando um momento emocionante antes da partida. “La Roja” entrou em campo com Bravo; Isla, Medel, Jara e Mena; Díaz, Vidal, Aránguiz e Valdivia; Sánchez e Vargas. Já a Austrália começou com Ryan; Franjic, Wilkinkson, Spiranovic e Davidson; Milligan, Jedinak, Bresciano, Oar e Leckie; Cahill.

Na outra partida do Grupo B, a Holanda devolveu a derrota que sofreu para a Espanha na final da Copa de 2010, mas com exibição de gala: goleou os campeões mundiais por 5 x 1. O próximo desafio do Chile é contra a Espanha, em 18 de junho, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Austrália e Holanda se enfrentam no mesmo dia no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

Primeiro tempo

Com a bola rolando, os chilenos dominaram a etapa inicial e marcaram o primeiro gol logo no começo. Alexis Sánchez fez boa jogada, mas se atrapalhou. Aráguiz recuperou a bola, cruzou na área, a zaga tentou tirar de cabeça, mas a bola sobrou para o atacante do Barcelona, que abriu o placar aos 11 minutos do primeiro tempo. O Chile mal tinha finalizado as comemorações quando Sánchez avançou, rolou para Valdivia que, percebendo o goleiro adiantado, bateu por cima e ampliou o placar, aos 13.

Depois deste início empolgante, os torcedores chegaram a gritar olé. Houve momentos em que a equipe chilena inteira esteve no campo de ataque, com a exceção do goleiro. Mas o Chile diminuiu o ritmo de jogo e a Austrália cresceu. Aos 34 minutos, Lockie cruzou para Cahill. O atacante cabeceou forte e diminuiu para os Socceroos. Outra boa chance surgiu dois minutos depois com o mesmo Cahill, que avançou pela direita e bateu firme, mas Bravo fez boa defesa.

Aos 46 minutos, o Chile teve uma oportunidade com falta marcada perto da grande área. Valdívia tentou implementar jogada ensaiada, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Segundo tempo

A Austrália tirou Franjic e colocou McGowan. As duas primeiras boas chances no segundo tempo foram dos Socceroos. Aos 7 minutos, a Austrália teve um gol anulado: Cahill cabeceou para o fundo das redes, mas estava em posição de impedimento. Quatro minutos depois, Leckie fez jogada pela esquerda, cruozou na área e Bresciano pegou de primeira, mas Bravo novamente defendeu bem. A Austrália achou o caminho do contra-ataque e criou várias chances.

Gutiérrez entrou no lugar de Vidal aos 16 minutos pelo Chile. Logo depois, a equipe chegou com Sánchez, que achou Vargas na pequena área. Ele empurrou a bola para o gol sem muita força, e Wilkinson tirou em cima da linha. A dúvida se a bola entrou ou não foi tirada pela tecnologia da linha do gol: não havia entrado completamente.

O Chile trocou mais uma vez: saiu Valdivia para a entrada de Beausejour e a Austrália colocou Halloran na vaga de Oar, e Troisi no lugar de Bresciano. O jogo ficou equilibrado, e a torcida chilena fez a parte dela no incentivo: o grito de guerra "Chi Chi Chi Le Le Le, Viva Chile" foi entoado repetidas vezes. Na beirada do campo, o técnico do Chile, Jorge Sampaoli, gritava, gesticulava, cobrava. Do outro lado, Ange Postecoglou demonstrava mais calma, apesar de estar atrás no placar. Chilenos fizeram mais uma substituição: Pinilla foi para o jogo, no lugar de Vargas. Nos acréscimos, Pinilla chutou e o goleiro Ryan defendeu. Mas Beausejour pegou o rebote e marcou o terceiro gol do Chile, ao bater firme de fora da área.

Portal da Copa

Gostou? Compartilhe