O estudante colombiano Juan José Marín de los Ríos, 10 anos, está realizando o sonho de muitos torcedores de todas as idades ao redor do mundo. Nascido e criado em Medellin, este jovem torcedor está de férias no Brasil e vai assistir com o tio Juan Camilo de los Ríos, 34, - que está fazendo doutorado em Engenharia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - diversos jogos da Copa do Mundo de Futebol. “O Juan José é apaixonado pelo futebol e em 2010 quando o Brasil foi eliminado, chorou muito”, conta o tio.
Há 15 dias em Porto Alegre, o jovem disse estar adorando as férias e elegeu seus pratos e bebida favoritos: churrasco, torrada (misto quente), batata-frita com queijo, chambinho e guaraná. “Aqui tudo é muito bonito”, comenta. Como o garoto ficará até o final de julho no Brasil, o tio resolveu aproveitar e matriculá-lo na escola de futebol Bakers. Nessa sexta-feira (13), os dois embarcaram para Belo Horizonte para acompanhar a estreia da seleção colombiana contra a Grécia.
Na volta, ambos já programaram visitas a Gramado e diversos pontos turísticos. Quando o assunto volta para as quatro linhas, Juan José, aposta em uma vitória brasileira no mundial e revela que no Rio Grande do Sul seu time do coração é o Grêmio Football Portoalegrense.
Outro colombiano que vai aproveitar ao máximo o mundial é Oscar Ante, 35. Ele vai acompanhar a seleção de seu país em todos os jogos da primeira fase e, antes de voltar para Cali, pretende aproveitar mais Porto Alegre e talvez conhecer Gramado. Otimista, ele garante que, em 2014, a Colômbia será a grande vencedora do mundial. Menos otimista, está a família Navarete. Luís Guilhermo, 56, e o filho Sebastián, 26, vieram aproveitar o Mundial no Brasil com o sobrinho Santiago, 29, que mora em Porto Alegre.
Os dois turistas aproveitaram as férias para conhecer o Rio de Janeiro e São Paulo. Os três compraram ingressos para todos os jogos no estádio Beira-Rio. Em relação às apostas, não há consenso familiar. Os mais jovens apostam em uma vitória da Alemanha em cima do Brasil ou da Espanha. Já Luís acredita que o Brasil será hexacampeão.
Fonte: Portal oficial do Governo do RS para a Copa do Mundo da FIFA 2014