Depois de um primeiro tempo truncado, 45 minutos alucinantes decretaram o empate em 2 a 2 entre Alemanha e Gana, pela segunda rodada do Grupo G, que continua com todas as possibilidades em aberto na luta pelas oitavas de final. O grande herói do dia foi Miroslav Klose. O atacante não só marcou no primeiro toque que deu na bola após entrar em campo como igualou um recorde na história das Copas do Mundo da FIFA.
Foi em 2006, na Alemanha, que Ronaldo se consagrou como maior artilheiro da história dos Mundiais, com 15 gols - o último marcado precisamente contra Gana. Oito anos depois, Miroslav Klose igualou o Fenômeno brasileiro e, para o momento ser ainda mais marcante, o alemão, de 36 anos, também o conseguiu contra os ganeses.
Mas o duelo no Estádio Castelão teve muito mais do que isso. Teve emoção, virada no resultado e incerteza até o apito final. Após perder o primeiro jogo, contra os Estados Unidos, Gana sabia que tinha de partir para cima da Alemanha, moralizada pela goleada de 4 a 0 contra Portugal.
E foi isso que o time africano fez. Teve as melhores chances do primeiro tempo, mas o intervalo chegou com 0 a 0 no placar - algo que mudaria radicalmente nos segundos 45 minutos. Logo no início, Thomas Mueller assistiu Mario Goetze que, com alguma sorte, assinou o cabeceio para o 1 a 0.
Os germânicos corriam para as oitavas, mas Gana tinha outros planos. Apenas três minutos depois, Christian Atsu centrou da direita e Andre Ayew subiu mais alto que os zagueiros alemães para fazer o empate. E a virada não demorou. A Alemanha perdeu a bola na saída para o ataque a Asamoah Gyan não perdoou, com um chute cruzado sem chances para Manuel Neuer.
Festa africana em Fortaleza, mas faltava o homem do momento. Klose entrou no gramado e, apenas dois minutos depois, mostrou todo o seu oportunismo, garantindo o empate com um desvio na pequena área. O meia germânico Mario Goetze foi eleito como o Craque do Jogo Budweiser.