Brasil enfrenta Camarões em Brasília nesta segunda

Mais de 70 mil pessoas são esperadas no Estádio Nacional Mané Garrincha.

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O dia 23 de junho enfim chegou. Mas a realidade da Seleção Brasileira não reflete a tranquilidade esperada para o confronto contra Camarões. Depois de uma vitória por 3 x 1 sobre a Croácia na estreia, o empate sem gols com o México transformou a partida desta segunda-feira contra os africanos, às 17h, em um jogo decisivo para a Seleção Brasileira. Mais de 70 mil torcedores são esperados nesta segunda-feira no Estádio Nacional.

Com quatro pontos, o mesmo número do México, o Brasil lidera o Grupo A apenas por conta do saldo de gols. A Croácia, que enfrenta os mexicanos também às 17h, em Recife, tem três pontos e, assim, ainda luta para chegar às oitavas de final. Nesse cenário, se por um lado uma vitória do México classifica o Brasil para a próxima fase, um empate na Arena Pernambuco aliado a uma derrota do Brasil na capital elimina a Seleção e classifica Croácia e México para as oitavas de final. Para não depender de nenhum resultado, o Brasil precisa pelo menos de um empate para garantir vaga na próxima fase da Copa do Mundo.

Entre os brasileiros, ninguém espera outro resultado que não seja uma vitória do Brasil diante de Camarões. O adversário  perdeu para o México por 1 x 0 na primeira rodada, foi goleado por 4 x 0 pela Croácia no segundo jogo e entra em campo já eliminado do Mundial.

Brasil

Neste domingo, Brasil e Camarões fizeram o reconhecimento do gramado da arena brasiliense e os técnicos das duas equipes falaram sobre o que esperam da partida.

Para o capitão da Seleção Thiago Silva, o Brasil tem uma missão em Brasília: “A impressão que queremos passar é de uma equipe bem coesa e que joga um futebol coletivo da melhor maneira possível. O mais importante é mostrar o nosso comprometimento para conseguir a nossa classificação”, declarou. Para o zagueiro, dar um show em campo e brindar a torcida com um espetáculo não deve ser a prioridade. “A gente pensa em entrar para vencer. Se vamos dar espetáculo ou não isso é outra coisa. Não temos que pensar em espetáculo e sim em vencer.”

Já o técnico Luiz Felipe Scolari adiantou que a equipe que começará jogando será exatamente a mesma que estreou na Copa do Mundo contra a Croácia. Assim, o Brasil entrará em campo nesta segunda-feira com Julio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Neymar e Fred.

Felipão avaliou que sua equipe evoluiu entre a partida contra a Croácia e o jogo contra o México, mas reconheceu que o empate contra os mexicanos adicionou mais ansiedade para o duelo contra Camarões. Por isso, o treinador adiantou que  na noite deste domingo faria uma reunião com todo o elenco para trabalhar o aspecto psicológico do time.

“Se tivéssemos vencido (o México) hoje estaríamos muito mais tranquilos. Sabemos que temos dois resultados (que podem classificar o Brasil para a próxima fase da Copa) que são um empate ou uma vitória e estamos fazendo um trabalho com os jogadores para que haja tranquilidade. Vamos fazer uma reunião e mostrar a eles a qualidade de nosso time, do time deles e o que vamos ter que fazer para ganhar esse jogo. Ansiosos todos nós estamos”, admitiu o treinador.

Camarões

O treinador de Camarões, o alemão Volker Finke, adiantou que seu principal jogador, o atacante Samuel Eto’o, que se recupera de uma lesão no joelho, não deve jogar e, se entrar em campo, provavelmente atuará por apenas alguns minutos. “Começar como titular eu acho que é impossível, mas é possível que ele possa ajudar a equipe por alguns minutos. Ainda é muito incerto”, declarou.

Mais importante do que a escalação ou não de Eto’o foi o recado que Finke mandou para a torcida de Camarões (e do Brasil). Segundo o alemão, o fato dos africanos já estarem eliminados não quer dizer que os jogadores entrarão em campo desmotivados. “É claro que a partida é difícil para o Brasil e é possível que haja uma pressão maior (para a Seleção). Eles (os brasileiros) têm que controlar o jogo sem se arriscar muito. Infelizmente não temos nenhum tipo de pressão, mas ninguém na minha equipe quer sair do Brasil com uma imagem ruim. Queremos melhorar nossa reputação e a reputação do futebol de Camarões. Conheço bem meus jogadores e eles querem fazer uma excelente partida e dar o máximo de si”, avisou Volker Finke.

 

 

O jogo entre Brasil x Camarões é o mais esperado de todos os cinco que Brasília ainda terá pela frente nesta Copa do Mundo. Por conta disso, para facilitar o deslocamento de torcedores e evitar problemas no trânsito foi decretado ponto facultativo nesta segunda-feira no Distrito Federal.

Gostou? Compartilhe