Tudo ou nada entre Itália e Uruguai

Azzurra joga por empate para se classificar no grupo D e Celeste só pensa na vitória

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A primeira fase da Copa do Mundo reserva um jogo especial nesta terça-feira (24.06), que poderia ser uma final do torneio. Às 13h, na Arena das Dunas, Itália e Uruguai fazem um duelo de “vida ou morte”. No Grupo D, que já tem a Costa Rica classificada, os italianos jogarão por um empate, enquanto os uruguaios precisarão da vitória para avançar às oitavas de final.

Vindo de um tropeço contra os costarriquenhos quando perdeu por 1 x 0, a Azzurra tem mantido um discurso de que mesmo tendo a vantagem do empate não quer pensar em outro resultado que não seja a vitória. Caso seja desclassificada, a partida marcará a despedida do ídolo italiano Andrea Pirlo. O meio-campista prometeu se aposentar da seleção após a Copa do Mundo.

“Espero ganhar e continuar avançando. A eliminação não me passou pela cabeça e nem vai passar. O objetivo agora é vencer, jogando com essa camisa que é a mais maravilhosa que um jogador pode imaginar”, falou o número 21 do time na véspera da partida.

Segundo ele, se a classificação não vier será uma decepção total no grupo. “Claro que seria uma grande decepção não só pra mim, mas para todo o time. Mas não consideramos isso e estamos nos preparando para que não aconteça. Sabemos da nossa força e tudo depende da gente”, afirmou Pirlo.

O técnico Cesare Prandelli não confirmou os 11 titulares e disse que essa será a partida mais importante da sua carreira. “Vamos brigar pela classificação e os nossos jogadores têm que estar confiantes e acreditar até o fim”.

Sem o volante De Rossi, machucado, a vaga deve ser preenchida por Verratti. O meia Candreva deve ser sacado para a entrada do atacante Immobile, levando a equipe a atuar no 3-5-2. Antes na lateral esquerda, Darmian pode ir para a direita, dando lugar a De Sciglio, recuperado de lesão. Desta forma, Abate perderia a vaga de titular.

Desta maneira, o desenho da seleção italiana teria: Buffon, Barzagli, Bonucci e Chiellini; Darmian, Verratti, Pirlo, Marchisio e De Sciglio; Immobile e Balotelli.

Só a vitória interessa

O Uruguai vai para o tudo ou nada. A vitória é o único resultado que dará a classificação à próxima fase. “Sabemos o que a Itália quer, que é a classificação. Nós também queremos. Vai ser um jogo lindo para se jogar e esperamos ver a melhor Itália querendo passar, assim como o Uruguai”, disse o atacante Luis Suárez.

Na visão do técnico Oscar Tabárez, a partida será mais um desafio dentre os vários que a seleção já encarou. “Eles jogam por dois resultados para se classificar (vitória ou empate) e estão em vantagem. Mas estamos cientes do que temos que fazer. Esse é um desafio a mais dentro de muitos dessa seleção. Não sabemos como a Itália virá. Nós lidamos com possibilidades. Devido ao que o jogo significa, ambos dependem de um resultado positivo, no qual cada equipe vai jogar a sua classificação ou voltar para casa. Nós conhecemos a Itália e eles sabem o que queremos tirar da partida. Quando olharmos a escalação, dependendo de como eles vierem, saberemos como irão jogar. Com base nisso, definiremos a nossa tática. Temos experiência em trabalhar dessa forma. Claro que não é a ideal, mas acontece com frequência no Mundial”, destacou o treinador da Celeste.

Tabárez também escondeu o time titular, apesar de ter se mostrado satisfeito com a formação que venceu a Inglaterra por 2 x 1. Segundo ele, a equipe esteve bem equilibrada na defesa e no ataque, mesmo apresentando algumas variações. Como o zagueiro Lugano segue tratando de uma lesão, o jovem defensor José Gimenez continuará como titular. A boa notícia é o retorno do lateral-direito Maxi Pereira, que cumpriu suspensão após ter sido expulso na estreia contra a Costa Rica.

O provável Uruguai tem: Muslera; Maxi Pereira, Godín, José Gimenez e Martín Cáceres; Álvaro González, Arévalo Ros, Lodeiro e Cristian Rodriguez; Suarez e Cavani.

Gostou? Compartilhe