Os jogos
- Nigéria x Argentina (Grupo F), Estádio Beira-Rio, Porto Alegre, 13:00 (horário local)
- Bósnia x Irã (Grupo F), Arena Fonte Nova, Salvador, 13:00 (horário local)
- Honduras x Suíça (Grupo E), Arena Amazônia, Manaus, 16:00 (horário local)
- Equador x França (Grupo E), Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro, 17:00 (horário local)
Duas vagas e meia para as oitavas de final seguem abertas nos Grupos E e F. A França já está com um pé nos mata-matas. Após duas vitórias, a seleção francesa depende apenas de um empate diante do Equador para avançar. Pode passar até mesmo com uma derrota, desde que não seja por goleada. Se a equipe de Didier Deschamps perder e a Suíça bater Honduras, três seleções finalizarão a chave com seis pontos, e o saldo de gols é que decidirá — a França sobra por enquanto, com saldo positivo de 6, contra 0 do Equador e -2 da Suíça.
O vencedor deste grupo provavelmente evitará um confronto com a Argentina na próxima fase. A equipe de Alejandro Sabella está classificada e próxima da liderança do Grupo F, graças a duas vitórias comandadas por Lionel Messi. Para acabarem na ponta da chave, os argentinos precisam de pelo menos um empate diante da Nigéria, que pode ultrapassar os bicampeões se vencer o jogo em Porto Alegre. O Irã, por sua vez, ainda mantém chances de classificação. Terá de vencer a Bósnia e torcer por uma derrota da Nigéria diante da líder do grupo.
Você sabia?
A espera terminou
O gol de Carlos Costly na derrota de Honduras para o Equador por 2 a 1 encerrou um jejum do país de 511 minutos sem marcar gols em Copas do Mundo da FIFA. O último havia sido de Eduardo Laing, contra a Irlanda do Norte, em 20 de junho de 1982. Os hondurenhos ficaram a apenas sete minutos de superar o recorde negativo da Bolívia, que ficou 518 sem marcar em Copas do Mundo.
Nota dez
Os gols de Lionel Messi fizeram ressurgir a tradição artilheira dos camisas 10 da Argentina - um número temido pelos adversários da Albiceleste no passado. Ariel Ortega havia sido o último 10 a marcar pelos argentinos numa Copa do Mundo, diante da Jamaica, em 21 de junho de 1998. Ortega não balançou as redes em 2002, bem como Juan Román Riquelme em 2006 e Messi em 2010. O primeiro gol de Messi no Brasil 2014 foi também o seu primeiro em uma Copa do Mundo após 623 minutos de jejum. O último havia sido contra Sérvia e Montenegro, oito anos atrás.
Entrando na história
O atacante Vedad Ibisevic, que atua na Alemanha pelo Stuttgart, teve a honra de ser o autor do primeiro gol da Bósnia e Herzegovina em uma Copa do Mundo. Já Joseph Yobo deve se tornar o primeiro nigeriano a disputar 100 jogos pela seleção na partida contra a Argentina.
Segue o tabu
A França está há seis jogos invicta em partidas de Copa do Mundo contra adversários sul-americanos. Foram três vitórias e três empates desde a derrota por 2 a 1 para a Argentina durante a fase de grupos de 1978.
Jogadores suspensos
Yohan Cabaye (FRA)
Pendurados
- Jefferson Montero, Juan Paredes, Antonio Valencia e Enner Valencia (ECU)
- Patrice Evra, Paul Pogba (FRA)
- Jerry Bengtson, Victor Bernárdez, Boniek García e Luis Garrida (HON)
- Javad Nekounam, Masoud Shojael e Andranik Timotian (IRN)
- John Obi Mikel (NGA)
- Haris Medunjanin e Emir Spahic (BIH)
- Johann Djourou (SWI)
Você vai gostar de ver
"Não acho que a postura venha apenas com a idade", afirmou o zagueiro francês Raphael Varane, 21 anos, ao FIFA.com. "Pessoalmente falando, acho que é algo que eu sempre tive; é algo natural". Saiba mais o que Varane e seu colega de zaga Mamadou Sakho, 24 anos, conversaram conosco.
O FIFA.com também fez uma viagem recente à escolinha de futebol do Boca Juniors no Brasil. Uma equipe conversou com os técnicos e seus jovens atletas. Não perca! Afinal, não é todo dia que se vê um centro de treinamento argentino em terras brasileiras!
Zinedine Zidane completou 42 anos nesta semana, e o FIFA.com convida você a dar mais uma olhada em nossa entrevista com o craque francês durante o Sorteio Final da Copa do Mundo 2014. Zizou deu a sua opinião sobre o Brasil, um país que ele admira - e que o admira reciprocamente, apesar da dor causada à seleção canarinho nas Copas do Mundo de 1998 e 2006.
Nesse dia em...
1978, houve uma tarde de grande euforia no Estádio Monumental, em Buenos Aires. A Argentina bateu a Holanda por 3 a 1 na prorrogação, e conquistou seu primeiro título mundial. A situação política argentina era complicada na época, mas o artilheiro Mario Kempes deu à torcida motivos para comemorar ao marcar dois gols na decisão e terminar o torneio como artilheiro, com 6 gols. A Laranja merecia muito respeito por ter chegado pela segunda vez seguida a uma final de Copa do Mundo - isso que Johan Cruyff preferiu ficar em casa e não disputou aquele Mundial.
A Holanda frustrou a torcida argentina no tempo normal, antes de Kempes marcar seu segundo gol e Daniel Bertoni dar números finais ao placar. A Holanda se tornava a terceira seleção a perder duas finais de Copas do Mundo, junto com a Tchecoslováquia (1934 e 1962) e a Hungria (1938 e 1954). E eles ainda sofreriam uma terceira derrota em finais em 2010, ao perder para a Espanha por 1 a 0, também na prorrogação.
Divirta-se e ganhe prêmios
Desde 1982, a Bola de Ouro adidas foi concedida ao melhor jogador de cada edição da Copa do Mundo. Quem seguirá os passos de gigantes como Diego Maradona, Ronaldo e Zinedine Zidane ao receber a Bola de Ouro adidas no Brasil? Vote no vencedor da Bola de Ouro adidas! Você poderá ganhar o seu próprio pedaço da história da Copa do Mundo: uma bola utilizada na grande final da Copa do Mundo 2014, que ocorrerá no Maracanã, no dia 13 de julho!