Júlio César defende dois pênaltis e Brasil avança na Copa do Mundo

Em jogo dramático, Seleção Brasileira carimba seu passaporte para as quartas de final da competição

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Emocionante. Dramático. Assim podemos definir como foi o jogo entre Brasil e Chile na tarde deste sábado válido pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Com muito sofrimento a Seleção Brasileira conseguiu vencer os chilenos no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG) e avança na competição.  No tempo normal, David Luiz abriu o marcador após uma cobrança de escanteio. Os chilenos igualaram com Alexis Sanchez. Na prorrogação, ninguém marcou, levando a decisão para as penalidades. O time comandado pelo técnico Felipão levou a melhor e venceu por 3x2. Fez a diferença a atuação de Júlio César, que pegou duas cobranças e viu outra bater na trave.

O Jogo

O jogo começou com o Brasil dominando o meio de campo e buscando chegar ao ataque com lançamentos dos zagueiros para Hulk, Oscar e Neymar. Aos 12 minutos, um lance polêmico. Hulk tabelou com Neymar e invadiu a área com a bola dominada, mas sob marcação do zagueiro Isla. O brasileiro caiu na área e o árbitro Howard Webb mandou o jogo seguir. Aos dezoito minutos, o Brasil chegou ao primeiro gol. Neymar cruzou, Thiago Silva desviou na primeira trave e a bola sobrou para a dividida entre David Luiz e o zagueiro Jara, e acabou entrando. A FIFA anotou o gol para o defensor brasileiro.

O jogo parecia controlado pela seleção brasileira, mas num arremesso de lateral de Marcelo devolvido sem força por Hulk, o chileno vargas foi mais rápido, tocou para dentro da área e pegou a zaga brasileira desprevenida. Alexis Sánchez dominou e chutou rapidamente, antes da chegada de Thiago Silva. A batida na diagonal entrou no canto direito do goleiro Júlio César e igualou o marcador, aos 31 minutos.

Com a igualdade, o Brasil se lançou à frente com mais ênfase. Neymar, numa cabeçada aos 35 minutos, acertou o gol, mas a bola desviou em Silva e foi para escanteio. Daniel Alves, num chute forte da entrada da área, obrigou o bom goleiro Bravo a espalmar para escanteio aos 42 minutos.  Aos 43 minutos, a bola sobrou para Fred após uma dividida entre Neymar e a zaga, mas o atacante pegou desajeitado, com a perna esqueda, e chutou para fora. No fim do primeiro tempo, uma saída de bola errada permitiu ao Chile chegar à cara do gol brasileiro mais uma vez, mas Júlio César e a zaga conseguiram conter o ataque. 

Na segunda etapa, os chilenos controlaram a posse de bola e dominaram o meio de campo. O Brasil ficou acuado, Júlio Cesar fez uma belíssima defesa após triangulação pela direita do ataque. O goleiro Bravo também teve boa atuação numa conclusão de Hulk e Jô quase chegou numa bola após cruzamento de Hulk. Neymar, muito marcado, pouco conseguiu criar. 

Nos acréscimos o Brasil teve uma melhora e tocou mais a bola. Mas, a decisão se encaminhou para as penalidades. 

Na decisão por pênaltis, Willian chutou para fora e Hulk errou. Mas Júlio César brilhou: defendeu os chutes de Pinilla e Sánchez. Pelo Brasil, fizeram David Luiz, Marcelo e Neymar. Na última cobrança, Jara acertou a trave e classificou o Brasil

Gostou? Compartilhe