Depois de conhecer a AIESEC pela sua amiga na Colômbia, Vanessa Remolina Giraldo resolveu conhecer melhor a América do Sul. Desde fevereiro longe de casa, e com muita saudade de Cali, onde mora, passou por Argentina e Uruguai até chegar a Passo Fundo. E vai ficar até meados de agosto, quando voltará para casa. Vanessa conta que antes de visitar os países da América do Sul, já foi para diversos destinos, entre os mais recentes Emirados Árabes, Marrocos e França. A diferença de cultura entre Colômbia e Brasil para ela são poucas, a maior delas está nos hábitos. “Os brasileiros são muito acolhedores. As diferenças maiores que vi são as de hábitos, como o jeito que comem, a maneira que se expressam e até mesmo o lado que se usa o anel de matrimônio”, diz Vanessa.
Uma diferença que chamou bastante a atenção da colombiana foi o transporte público. Ela conta que além de ser muito caro aqui, o transporte em uma maneira geral deixa a desejar. “O transporte público aqui é muito caro. O transporte de lá é muito mais desenvolvido. Tem alguns pequenos problemas, mas em todos os modos é mais desenvolvido além de mais barato.” Relata Vanessa. O clima da cidade também incomoda a intercambista. Um dia faz frio e no outro calor. Isso é o que mais a irrita. “Estou acostumada com o frio, porém não gosto do frio daqui, porque se é frio tem de ser frio, e se é calor tem de ser calor. Eu não gosto dessa mudança repentina de frio e calor daqui”, comenta Vanessa.
Futebol
A colombiana não é tão fã do esporte. Prefere ver alguns jogos na frente da televisão do que ir ao estádio. Ela está vendo os jogos da Copa, mas habitualmente não assiste futebol. As raras exceções são partidas da seleção da Colômbia. E Brasil x Colômbia será assistido por ela com muito torcida. “Vou acompanhar a partida, e acho que a Colômbia pode ganhar. Até muitos brasileiros vem me falar que a Colômbia vai ganhar”. Porém Vanessa diz que não dá palpites para o jogo, “nunca digo isso, para mim é um mau agouro”, relata.
Colômbia em casa
José Guilherme Goulart, que é da AIESEC Passo Fundo, hospedou Vanessa em sua casa. Ele conta como é viver com uma colombiana em sua casa. “É muito legal, porque é uma oportunidade de viver a cultura colombiana na dentro de casa. Ela sempre conta alguma coisa nova, esta sempre contando como é lá. É muito legal. Eu sempre acabo aprendendo um vocabulário novo” relata Goulart.
Longe de casa
· 1 min de leitura