O futuro do Esporte Clube Passo Fundo ainda balança. E será decidido nesta semana na balança do Superior Tribunal de Justiça Desportiva. O recurso seria julgado em 22 de maio, porém, o defensor do ECPF, Rogério Pastl, solicitou adiamento. Sua proposta era aguardar também pelo julgamento do recurso do Esportivo. E obteve êxito, pois, na última sexta-feira, foi publicado edital para a sessão plenária do STJD com os dois recursos na pauta. Os dois julgamentos serão na próxima quinta-feira, com início às 10 horas. O recurso do Passo Fundo busca recuperar os oito pontos que foram subtraídos no TJD-RS, por suposta irregularidade na inscrição do atleta Paulo Josué. O Esportivo tenta reaver os nove pontos que perdeu no polêmico caso que envolve racismo ao ex-árbitro Márcio Chagas.
Os casos
Com 19 pontos na classificação do Gauchão 2014, o Passo Fundo perdeu oito pontos no tapetão, ficou com apenas 11 e despencou para a zona de rebaixamento. O Esportivo de Bento Gonçalves, que tinha 16 pontos, perdeu nove e despencou para o último lugar, resgatando o Passo Fundo do rebaixamento. Passo Fundo e Esportivo entraram com recursos no STJD. O Passo Fundo depende de uma reversão da pena que recebeu ou da manutenção da pena aplicada ao Esportivo. Pela repercussão internacional do caso, a segunda hipótese é a mais provável.
Diego Miranda
Diego Miranda não está mais no Passo Fundo. O meia, que esteve emprestado à Chapecoense no ano passado, não foi aproveitado e regressou. Reintegrado, pouco foi utilizado no time do técnico Luiz Carlos Winck e acabou fora do elenco. “Na semana passada, em comum acordo, liberamos o jogador. Após um acerto com o atleta, junto com seu empresário resolvemos liberá-lo”, disse, ontem, o presidente do ECPF, Selvino Ferrão. Ele confirmou que assistirá, junto com o diretor Domingos Morello, o julgamento no Rio de Janeiro. Ferrão também reafirmou que o Passo Fundo não participará das copas do segundo semestre. “Vamos nos organizar para reabrir os trabalhos em outubro, para chegarmos bem estruturados para o Gauchão”, completou.