Vai começar mais uma turma do curso de Piloto Privado (PP), desenvolvido pelo Aeroclube de Passo Fundo. Trata-se da formação básica para quem deseja pilotar aviões. Isso significa habilitação inicial para a profissionalização ou apenas para lazer. Além disso, o curso isenta os novos pilotos da prestação do serviço militar obrigatório. A nova turma inicia em 11 de agosto e os candidatos devem ter a idade mínima de 17 anos. O curso tem aulas teóricas e práticas. “É necessário que o candidato faça o curso teórico, com duração aproximada de três meses”, explica Leandro Marcon, Gestor de Segurança Operacional do Aeroclube.
Curso
O curso de PP têm aulas teóricas na sede central do Aeroclube, no Edifício Planalto, e atividades práticas com as aeronaves em sua sede de Pulador. A aprendizagem teórica tem as matérias Navegação Aérea, Regulamentos e Tráfego Aéreo, Meteorologia, Conhecimentos Técnicos (motores) e Teoria de Voo (aerodinâmica). A parte prática será concluída com um mínimo de 35 horas de voo. O curso é homologado pela ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, com aviões adequados ao treinamento e instrutores habilitados.
Carreira
Após concluir o curso, os novos pilotos estarão documentados para voar em aeronaves de aeroclubes ou próprias, respeitando alguns parâmetros. Porém, como Piloto Privado, terão o requisito básico para seguir na carreira profissional. Em breve, o Aeroclube realizará a parte prática para um curso de Ciências Aeronáuticas de uma universidade. Atualmente Melina Panisson Bragagnolo, Moisés Onofre e Luiz Felipe Bombardelli, alunos da PUC, contabilizam horas de voo na escola de Passo Fundo. Nestes casos, a preparação é de Piloto de Linha Aérea (PLA) para voar em grandes companhias. Mas o mercado é bem mais amplo e tem caminhos para Piloto Comercial (PC), que voam em táxi aéreo ou aviação executiva, e, ainda, na aviação agrícola.
SERVIÇO
Aeroclube de Passo Fundo
Rua Independência, 812 – 6º andar
Telefones – (54) 3311-1564
(54) 8118-8266