Em um embate de tradicionais equipes brasileiras e adversários diretos na tabela do Brasileirão, o Internacional saiu vitorioso. Na estreia do novo uniforme, a equipe colorada superou o Santos em duelo disputado no Beira-Rio, neste domingo (3/8). O centroavante Rafael Moura marcou o único gol da partida, no começo da segunda etapa. Com o resultado, o time treinado por Abel Braga ultrapassou o Corinthians e assumiu a terceira posição na tabela.
O Santos veio para Porto Alegre embalado. Em busca de aproximação ao G-4, o time paulista havia vencido quatro dos cinco jogos anteriores no campeonato. No entanto, foi o Colorado que começou pressionando. O Inter jogava dentro do campo adversário e, pouco depois, Alan Patrick sofreu falta próxima à grande área. O próprio meia bateu, com perigo, mas por cima da meta. Aos 20min, D’Alessandro cobrou escanteio venenoso pela direita e Aranha quase se complicou, mas fez a defesa em dois tempos. Um minuto depois, Alex recebeu à feição na frente da área e mandou ver. A bola passou raspando pelo lado.
O Santos respondeu como queria, no contra-ataque. Rildo recebeu em velocidade, mas Paulão travou o arremate, que saiu mascado. Dida defendeu com segurança. Na sequência, Wellington quase abriu o placar. O volante invadiu a área e chutou, com categoria, no cantinho, mas a bola bateu caprichosamente na trave. No rebote, a bola voltou para ele, mas o chute saiu em cima da zaga.
Aos 9min da segunda etapa, a torcida colorada tomou um susto no Beira-Rio, quando o árbitro Wilton Pereira Sampaio expulsou Paulão, por reclamação. O zagueiro já havia recebido o cartão amarelo pouco antes após matar um contra-ataque santista. Porém, o que era angústia virou alegria. No lance seguinte, D’Alessandro cobrou falta ao lado de área a Rafael Moura subiu alto e cabeceou para baixo, com o queixo no peito, tirando a bola do alcance de Aranha: 1 a 0 Inter!
10 pra cá, 10 pra lá
Com um jogador a menos, o técnico Abel Braga foi obrigado a recompor a equipe. Ernando entrou para formar a zaga com Juan e, pouco depois, Jorge Henrique no meio. Para o ingresso deles, saíram Alex e Alan Patrick, respectivamente. Porém, ninguém contava que o Peixe também ficaria com 10 em campo minutos depois. Willians arrancou com a bola dominada pelo meio e foi derrubado, por trás, pelo lateral Mena. O chileno já havia recebido o amarelo por falta anterior e foi parar no chuveiro mais cedo.