A seleção brasileira feminina de vôlei está pronta para jogar pela primeira vez diante da torcida verde e amarela na edição 2014 do Grand Prix. Nesta sexta-feira (08.08), o Brasil, atual campeão, duelará com a Coreia do Sul às 14h45, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
Ao final da primeira semana de competição, o Brasil lidera com nove pontos (três vitórias em três jogos e apenas um set perdido). Turquia, Sérvia e Rússia estão empatados em segundo lugar, com sete pontos. A Coreia do Sul, que venceu duas partidas, aparece em quinto lugar, com seis pontos.
Brasil e Coréia do Sul se enfrentaram 44 vezes até hoje. Foram 33 vitórias das brasileiras e 11 das coreanas. O último confronto entre as equipes aconteceu nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e o time asiático levou a melhor vencendo por 3 sets a 0.
A central Fabiana comentou sobre a partida contra as coreanas e fez questão de elogiar a ponteira Kim, que atuou ao seu lado, em 2011, na conquista da Champions League pelo Fenerbahce, da Turquia.
"A Kim é uma grande amiga, nos conhecemos bastante na Turquia e fomos criando essa amizade, aprendendo uma com a outra. Ela é uma jogadora que está crescendo muito, a cada ano está pegando uma forma melhor, aprimorando detalhes no jogo dela. Sabemos que ela é a grande jogadora do time da Coreia do Sul sendo a atleta que mais pontua e recebe bolas", disse Fabiana, que ainda chamou a atenção para a velocidade das asiáticas.
"A Coreia é um time que joga muito rápido, se mexe bastante. Então, nosso saque será muito importante na sexta-feira, para que a gente quebre um pouco as jogadas delas. A maioria das bolas a gente sabe que é para a Kim, mas temos que ter atenção no geral, para manter o controle do jogo desde o começo. E jogar ao lado da torcida vai ser bastante importante para isso", analisou a capitã do Brasil.
A ponteira Jaqueline, assim como sua companheira de equipe, também chamou a atenção para a estrela da equipe coreana.
"A Kim é a melhor ponteira do mundo, indiscutivelmente, é a jogadora mais versátil, ótima em todos os fundamentos. Sempre a vemos fazer muitos pontos por jogo, mas não podemos esquecer o resto do time. A Coreia é uma equipe rápida. Nas Olimpíadas nos deram muito trabalho, e agora estão mais entrosadas. Será um duelo bem complicado, mas estamos estudando muito para conseguirmos superá-las", garantiu a bicampeã olímpica.
O treinador José Roberto Guimarães fez uma análise sobre a equipe coreana.
"No último jogo contra a Coreia do Sul, nas Olimpíadas de 2012, nós perdemos. É um time que tem a melhor ponteira do mundo, a Kim. Tive a oportunidade de treiná-la no Fenerbahce. Elas jogam com muita velocidade e diferentes combinações de ataque. O sistema defensivo é o ponto forte delas. Será um jogo difícil", apostou o treinador brasileiro.