A seleção brasileira feminina de vôlei está na fase final do Grand Prix. Nesta sexta-feira (15.08), o Brasil venceu, de virada, os Estados Unidos por 3 sets a 2 (29/31, 22/25, 25/22, 25/19 e 15/10), em 2h24 de jogo, no Indoor Stadium Huamark, em Bancoc, na Tailândia. O time verde e amarelo, atual campeão, está no grupo G, que além das americanas, tem a República Dominicana e as donas da casa.
Com o resultado, as atuais campeãs olímpicas chegaram a 20 pontos e garantiram um lugar entre as seis melhores equipes da competição. A China está em segundo lugar, com 16, e a Turquia em terceiro, com 13. As brasileiras voltarão à quadra às 4h (horário de Brasília) desse sábado (16.08) para enfrentar a República Dominicana, que hoje foi superada pela Tailândia por 3 sets a 1. O SporTV transmitirá ao vivo.
No jogo contra os Estados Unidos, a central Thaísa teve atuação destacada e foi a maior pontuadora entre as brasileiras, com 23 pontos (17 de ataque, cinco de bloqueio e um de ataque). A oposto Sheilla também pontuou bem, com 20 acertos. As ponteiras Fernanda Garay e Jaqueline fizeram 14 e 13 pontos, respectivamente. Apesar da derrota, as americanas tiveram a maior pontuadora do confronto, a oposto Murphy, com 26 acertos.
A bicampeã olímpica Thaísa fez questão de destacar a união do grupo brasileiro durante todo o confronto contra os Estados Unidos. "Começamos o jogo errando muito. Quando passamos a trabalhar a bola e tivemos mais paciência nos contra-ataques, o jogo começou a melhorar para nós. Nosso time está de parabéns pois mostrou força em um momento difícil. Viramos a partida contra uma equipe muito forte. Foi a vitória de um grupo", destacou Thaísa.
A oposto Sheilla fez uma análise da atuação das brasileiras contra as americanas. "A partir do terceiro set, começamos a cometer menos erros. Nesse momento, toda a equipe cresceu de produção e o nosso jogo apareceu. Ainda precisamos evoluir, mas estamos no caminho certo. O grupo hoje está de parabéns pela atitude apresentada em um momento difícil", analisou Sheilla.
O treinador José Roberto Guimarães destacou o momento crucial da partida para o time verde e amarelo. "Nosso time arriscou bastante nos contra-ataques em um momento que os Estados Unidos estavam muito armados tanto no bloqueio como na defesa. A partir do terceiro set, começamos a trabalhar mais as bolas, não arriscamos tanto, e tivemos uma qualidade tática melhor. Nessa hora, nosso time passou a se movimentar com mais eficiência, o saque passou a entrar e contra-atacamos com mais eficiência. Saímos de uma situação muito difícil hoje e estamos classificados".