Passo Fundo terá a segunda prova de Audax deste ano neste final de semana. A realização é da AudaxPF e Universidade de Passo Fundo, em prova com o Brevet de 200km e o Desafio 100km, que serão percorridos entre Passo Fundo, Carazinho e Tio Hugo. A programação tem início no sábado, às 15h, com abertura e recepção dos participantes, no Campus I da UPF. Das 16h30 às 19h haverá entrega dos kits de brevet e ajustes de inscrições. Posteriormente, às 19h30, no Centro de Convivência da UPF, haverá um briefing. No domingo, o desafio começa às 5h40, no Campus I da UPF, com vistoria e alinhamento das bicicletas, momento em que os participantes deverão estar no pátio de largada com os documentos de brevet. Às 6h será dada a largada do brevet 200km e desafio 100km. O pessoal do curso de Educação Física da UPF estará participando e apoiando o evento, desenvolvendo atividades físicas e recreativas no Campus, onde haverá mateada e confraternização. O AudaxPF será realizado em qualquer condição climática.
Autossuperação
Isac Chedid Saud Filho, organizador das duas edições do Audax/PF, explica que a prova é de autossuperação. “A prova promove descontração, superação, integração e adaptação a um veículo de propulsão humana”, comenta. Serão duas modalidades de percurso, com 100km e 200km, com as mesmas regras e a mesma estrutura de suporte aos competidores. “O desafio 100km é um evento paralelo voltado aos adeptos do ciclismo que ainda não se sentem aptos a realizar o brevet de 200km. É uma oportunidade de teste para que na edição seguinte possam participar de séries maiores”. De acordo com Chedid, o evento prima pela segurança dos participantes e, além disso, contempla uma logística de suporte e alimentação nos postos de controle, onde os randonneurs tem amparo das equipes.
Percurso
A primeira etapa Passo Fundo-Carazinho tem saída da UPF, às 6h, e segue pela BR-285 até Carazinho. Para a etapa Carazinho-Tio Hugo, os participantes devem retornar ao trevo da BR-285 com a BR-386 e seguir em frente, em direção à Santo Antônio do Planalto e Tio Hugo. A última etapa, Tio Hugo-Passo Fundo, inicia na ERS-153, segue pela Perimetral Sul e, no final, pela BR-285 até a UPF.