Colhendo resultado

Treinador está feliz com mais uma convocação para a seleção Gaúcha

Por
· 2 min de leitura
?EURoeAo contrário do que muitas pessoas pensam, vôlei não é só toque manchete e saque: é muito estudo?EUR??EURoeAo contrário do que muitas pessoas pensam, vôlei não é só toque manchete e saque: é muito estudo?EUR?
?EURoeAo contrário do que muitas pessoas pensam, vôlei não é só toque manchete e saque: é muito estudo?EUR?
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Pela terceira vez Giba - Gilberto Bellaver - é convocado para a Seleção Gaúcha de Voleibol Juvenil Feminino. O técnico da BSBIOS/UPF e do Notre Dame trabalhará como auxiliar técnico ao lado de Daniel Peixoto, treinador do Grêmio Nautico União. Giba que já ficou em 5º lugar em 2012, em Belo Horizonte e 4º lugar em 2013, em Curitiba, almeja ficar entre os quatros primeiros colocados na edição de 2014, que acontece em Maceió. “A perspectiva é tentar ficar entre os quatros. Mas isso é uma perspectiva. Nós vamos buscar jogar as semifinais. Sabemos que não é fácil: Rio de Janeiro e São Paulo sempre estão muito fortes”, relata o técnico. Giba chega a Porto Alegre para se encontrar com a equipe na quarta-feira de manhã. Então, serão realizados diversos treinamentos intensivos visando a competição. Giba é o responsável pela estratégia de saque e de defesa da equipe. No sábado a seleção viaja rumo a Maceió. 

As duas atletas das equipes passo-fundenses que estariam convocadas para a seleção foram cortadas devido a lesões. Eduarda Cavatão está com tendinite no joelho e Jordana Jandrey sofreu uma lesão no ombro e não jogará mais neste ano. “São dois cortes, infelizmente, de duas jogadoras importantes. Não podia ter acontecido. Tanto para o projeto da seleção gaúcha quanto para o projeto das equipes de Passo Fundo, que desde 2010 tem uma atleta do município na seleção gaúcha juvenil”, diz.

Competição
A Seleção gaúcha está na divisão especial da competição, que possui 12 times. Os três piores são rebaixados. A equipe gaúcha está no grupo com Rio Grande do Norte, no qual estreia no dia 19 às 9 horas; Amazonas ao qual enfrenta dia 20, às 9 horas e encerra a fase de grupo contra a equipe de São Paulo no dia 21, às 11 horas. A competição tem 3 grupos, onde passam os dois melhores de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados.

Giba
Em 1991 ingressou na Faculdade de Educação Física, onde se formou em 1995. Mas desde antes de se formar, já pensava na carreira. “Trabalho nisso desde 1992. Sempre me identifiquei. Sempre quis ser treinador de vôlei. Mas consegui viver só disso em 2006.” relata Giba. O treinador é técnico nível três da CBV – Confederação Brasileira de Vôlei -, ou seja, ele pode treinar equipes da Super Liga Nacional e seleções estaduais. Para subir de nível, é necessário fazer um treinamento de 10 dias na CBV. E o próximo objetivo de Giba é ser técnico nível quatro, onde estará habilitado para ser treinador de seleções nacionais.
Entre os títulos de Giba estão o Campeonato Mercosul Infanto, Vice-campeão da Copa RS adulto feminino e 2 vezes vice-campeão Infanto feminino. Além de professor da UPF e do Notre Dame, Giba também é fundador e presidente da AER Voleibol PF – Associação Esportiva Recreativa Voleibol de Passo Fundo. “Em 2010 eu senti a importância de ter uma associação para fomentar e captar recursos para o vôlei na cidade. Porque só uma pessoa física, nós não iriamos longe. Era necessária uma associação. Foi um sonho concretizado”, finaliza o treinador. 

Gostou? Compartilhe