Nas últimas horas, o Direito Esportivo esteve em alta em Passo Fundo. Na quinta-feira à noite, o Esporte Clube Passo Fundo recebeu os advogados Rogério Pastl e Francisco Balbuena. Em jantar festivo, foi homenageado o Escritório de Advocacia Cravo, Pastl e Balbuena, responsável pela defesa do clube na Justiça Desportiva. Participaram da cerimônia os dirigentes do ECPF, liderados pelo presidente Selvino Ferrão, autoridades e convidados. O vice-prefeito de Passo Fundo, Juliano Roso, enalteceu o trabalho do advogado Pastl. Disse que sua vitória no STJD “também foi a vitória de toda comunidade e de uma cidade do porte de Passo Fundo”. Pelo Legislativo, o vereador Padre Wilson também enalteceu o trabalho.
Rogério Pastl agradeceu pela confiança dos dirigentes do ECPF que, mesmo com resultados negativos em Porto Alegre, acreditaram no seu trabalho. “Sabíamos e estávamos confiantes de que no Rio seria diferente”, disse, em alusão ao derradeiro julgamento no Pleno do STJD. Ao final, foi entregue uma placa aos homenageados.
Foi assim
Classificado no Gauchão 2014, após ação do Pelotas, em 26/02, o Passo Fundo perdeu oito pontos no TJD-RS e estaria rebaixado. Em caso distinto, envolvendo racismo, o Esportivo perdeu nove pontos e, assim, o ECPF estaria novamente classificado. Mas em 17/07, o time de Bento Gonçalves obteve redução da pena e o Passo Fundo voltou ao rebaixamento. Em 07 de agosto, Dia do Município, um presente para Passo Fundo: na derradeira instância o processo contra o ECPF foi extinto. Prevaleceu a tese processual de Rogério Pastl, que apontou irregularidade no pagamento das custas iniciais. Assim, retornou a condição obtida pelo desempenho em campo: o Passo Fundo está na Série “A” do Gauchão 2015.
Palestras na UPF
Em realização da Subseção da OAB de Passo Fundo, com o apoio da Faculdade de Direito da UPF, o Direito Desportivo foi debatido na sexta-feira. O encontro foi pela manhã, no Salão de Atos da Faculdade de Direito. Mestre em Direito, Rogério Moreira Lins Pastl falou sobre a relação entre atleta profissional, clubes e terceiros. O especialista em Direito Desportivo e em Ciências Penais, Celso Simões da Cunha, abordou o racismo no futebol. O também especialista em Direito Esportivo, Francisco Balbuena Dal Forno, explanou sobre a organização e funcionamento do Tribunal de Justiça Desportiva.
Rogério Pastl homenageado em Passo Fundo
· 1 min de leitura