A pré-temporada do Esporte Clube Passo Fundo iniciou oficialmente na última segunda-feira, quando foram apresentados os primeiros 20 jogadores contratados. A partir de então a comissão técnica deu ênfase às atividades físicas, juntamente com as avaliações e testes. O preparador físico Rafael Dias trabalha diariamente com o grupo. Essa preparação terá evidência ainda na próxima semana. Não apenas em campo, mas também na bem aparelhada academia do estádio Vermelhão da Serra. O primeiro treinamento técnico ocorreu na quinta-feira pela manhã, no campo da Vila Rosso. Foi o início do trabalho com bola sob o comando do técnico Beto Campos. E foi um bom começo, de acordo com a avaliação do próprio treinador.
Qualificado e mesclado
Beto Campos e os auxiliares Darley Costa e Ernestina realizaram um treinamento em espaço reduzido. Foi uma atividade intensa, que agradou ao técnico. “Ainda não dá para avaliarmos tecnicamente, pois os atletas estão sentindo o cansaço do início da pré-temporada, o que é natural. Mas, dentro da intensidade que queríamos, foi um trabalho muito bom”. Beto aposta na qualidade do elenco. Não esboça, ainda, uma formação para o time. Também considera importante contar com jogadores que atuam em mais de uma posição, o que permite ampliar as variações táticas. Do novo elenco, 13 atletas já trabalharam com ele. “É um grupo qualificado e mesclado, com jogadores experientes e jovens. Foi isso que buscamos desde a montagem, juntamente com a direção. Muitos já se conheciam, e isso facilita a harmonia no vestiário. Todos estão trabalhando forte, mas com alegria”.
Mais dois
O grupo do Passo Fundo está quase completo. Durante a semana, Beto Campos ganhou os reforços do goleiro Guilherme Schelski, 23 anos, base do Fluminense- RJ e Canoas, e do atacante Rafael Sena, 19, que defendeu o Tricolor no primeiro semestre e estava no Juventus-SC. Agora já são 22 os nomes confirmados para a temporada. Nos próximos dias pelo menos outras duas contratações devem chegar ao Vermelhão da Serra. Serão contratações pontuais, como explicou Beto Campos: “um meia e um atacante de velocidade, que jogue pelos lados do campo”. Além dos treinamentos, a preparação incluirá alguns amistosos. A proposta é realizar quatro partidas preparatórias antes do Gauchão. O Passo Fundo estreia em Rio Grande, com o São Paulo em 1º de fevereiro.