A Secretaria da Educação terá, na próxima semana, programação especial alusiva ao Dia Internacional da Mulher. Na rede estadual, 82% dos professores em sala de aula são mulheres. As atividades começam no domingo (8), com a participação de uma equipe do Departamento Pedagógico em uma atividade no Parque da Redenção, com distribuição de livros.
Os atendimentos ocorrerão das 10h às 14h, no Monumento do Expedicionário, com a organização do Poder Judiciário e participação do Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Secretaria de Segurança, OAB/RS, Ajuris, Procuradoria Geral do Estado, Secretaria da Mulher de Porto Alegre e a ONG Themis, Gênero e Justiça.
Entre segunda (9) e sexta-feira (13), às 10h e às 15h, as escolas estaduais foram orientadas a realizar o Momento Reflexão Mulher, estimulando a comunidade escolar a debater temas como violência doméstica e respeito às diferenças.
Na quarta-feira (11), a partir das 9h, as atividades serão voltadas às servidoras da secretaria. Pela manhã, a escritora e psicanalista Diana Corso fará uma palestra, na Praça de Eventos da secretaria. Ela falará sobre o livro de crônicas Tomo Conta do Mundo: conficções de uma psicanalista. A obra está à venda, com preço especial, para as servidoras.
Já na quinta-feira (12), a Escola José do Patrocínio, em Porto Alegre, recebe o projeto Maria na Escola, desenvolvido pelo 1° Juizado da Violência Doméstica. A atividade consiste na apresentação de aspectos da Lei Maria da Penha.
Na sexta-feira (13), entre 12h e 13h30min, ocorre a Feira da Mulher, na Praça de Eventos, onde serão comercializados para o público interno produtos e artigos de artesanato confeccionados pelas próprias servidoras nas horas vagas.