A quinta-feira à noite seria para o Esporte Clube Passo Fundo antecipar a sua classificação e lotar o Vermelhão da Serra. Mas foi uma noite frustrante. Em campo o Passo Fundo não superou o então lanterna União Frederiquense, empatando em 1 x 1. Além disso, a chuva espantou o público e frustrou a expectativa de uma boa arrecadação. Agora com 19 pontos, o ECPF permanece em oitavo lugar na classificação. O União, em 14º lugar, permanece na zona de degola. No domingo, às 19 horas, o Passo Fundo joga com o Juventude, novamente no Vermelhão.
O inesperado
A partida começou com alguns lances que indicavam um Passo Fundo ofensivo. Mas de início o União levou perigo ao time da casa. Jogo nervoso e logo o árbitro Vuaden iniciou a distribuições de cartões amarelos. Fora lances isolados, o Passo Fundo foi cedendo espaço. Uma equipe nervosa, errava muito e permitia jogadas ofensivas do time de Frederico Westphalen, que quase marcou com Josiel de carrinho. Aos 30 minutos a defesa parou e Vanderlei fez a defesa parcial, mas a bola sobrou para Régis que a colocou para dentro do gol: União 1 x 0. O Passo Fundo ficou estático e custou a reagir, aos 34, quando Michel quase marcou. Nos últimos minutos o time acordou e pressionou. Mas o último grande momento da primeira etapa foi do União, aos 44, quando o goleiro Vanderlei fez uma sequência de boas defesas.
A pressão
O Passo Fundo voltou para a segunda etapa em busca do prejuízo. Aos três minutos Cleverson chutou e o goleiro tirou com o pé. Depois, mais um chute de Cleverson e o time cresceu, pressionou e ganhou o apoio da torcida. Beto Campos tirou o volante Rudiero e colocou Eraldo, um atacante alto. Aos 24 minutos Branquinho entrou pela direita cruzou e a bola chegou para o artilheiro Michel que, pela esquerda, mostrou porque é o goleador: 1 x 1. Aí começou a pressão do Passo Fundo. Michel teve um cabeceio por cima do travessão que gerou uníssono suspiro da torcida. Xaro teve chute forte a gol e Cleverson chutou e a defesa colocou para escanteio. Minutos finais emocionantes, protestos contra marcações erradas da arbitragem. Seis minutos de acréscimo e muita emoção. Souza, da direita, cruzou e a bola passou na cara do gol e por pouco Michel e Eraldo não tocaram para dentro. No último instante um chute forte de Souza por cima do travessão. Apito final: Passo Fundo 1 x 1 União Frederiquense.
Um frustrante empate
· 1 min de leitura