Quem acompanha o automobilismo em Passo Fundo, certamente já ouviu falar no Schipper. Primeiro foi o piloto Renato Schipper, mas agora quem está arrepiando é o filho. Rafael Schipper conquistou o título antecipado do Campeonato Gaúcho da Copa Classic. No último domingo ele venceu a quarta etapa, realizada no autódromo Eduardo P. Cabrera, em Rivera. Mesmo faltando duas etapas, Schipper já é o campeão. O passo-fundense venceu a prova com um Passat. Não pense em um carro moderno. A competição é de clássicos preparados para competição. O carro dele é um Passat Pointer 1984 com motor 1.8. “Na reta, lá em Rivera, chega a 180 km/h”, conta orgulhoso o campeão.
Brincando na chuva
A prova em Rivera foi abaixo de muita chuva. Tinha Chevette, Mini Cooper, Passat, Voyage, Puma e Fuscas. São classificados de “Velhozes”, pelo piloto e blogueiro Niltão Amaral. Aproveitando a chuva, na segunda bateria Rafael deu um show e conquistou a torcida uruguaia. Com pilotagem nos limites, aproveitando as condições de peso e potência do Passat guerreiro, ele venceu a prova, superando inclusive os concorrentes de categorias superiores. Assim, Rafael Schipper é campeão antecipado da Classe “C” pela Copa Classic. Ainda faltam duas etapas: Guaporé e Tarumã. Mas a taça já tem dono: Rafael Schipper.
Octanagem no sangue
A octanagem está no sangue dos passo-fundenses. Não é de hoje que o ronco do motor fala alto em Passo Fundo. Em 1957 Orlando Menegaz venceu, com Aristides Bertuol, as “Mil Milhas Brasileiras”, em Interlagos. Em 1961 Menegaz repetiu a dose, com outro passo-fundense, Ítalo Bertão, quando também venceram a maior prova do automobilismo brasileiro. Desde aquela época, pilotos e mecânicos nunca mais pararam. Ao contrário, preparam, ajustam máquinas, arrancam, correm, fazem curvas e só tiram o pé depois da bandeira quadriculada de chegada. Foi assim nos anos 1970, quando Nilton Fauth Vargas disputava arrancada com o lendário Fusca número 9, um fenômeno com motor preparado por Zica Pellegrini. Veio a turma do kart e do rallye, das motos, do off-road e, sempre em alto giro, Passo Fundo está no pódio.
Rafael Schipper é campeão antecipado
· 1 min de leitura