A previsão do tempo para este domingo, dia 13 de setembro, indica frio intenso, o que significa que, além das adversidades da prova, os participantes do AudaxPF/UPF terão que enfrentar as baixas temperaturas do amanhecer. Haverá formação de geada fraca e as temperaturas devem variar entre 5ºC e 18ºC. Nessa condição, às 6h de domingo, mais de 180 ciclistas estarão no Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF) para a largada de mais uma edição da prova, que terá Brevet 200km e Desafios 100km e 60km.
A programação do AudaxPF/UPF inicia no sábado, dia 12 de setembro, às 14h, quando haverá abertura e recepção dos participantes do evento no Campus I da UPF. Das 14h30min às 16h30min, serão feitos os ajustes de inscrições e a entrega dos kits de Brevet. Das 16h30min às 17h, haverá o briefing e as apresentações do Brevet e do Desafio. No domingo, dia 13 de setembro, das 05h40min às 05h55min, será realizada a vistoria e feito o alinhamento das bicicletas no pátio, para a largada às 6h, do pórtico da UPF.
Percurso
O sol deve acompanhar os ciclistas no percurso, que terá o mesmo trajeto das últimas edições. Para quem participa do Brevet 200km, a prova inicia na UPF, contornando a cidade de Passo Fundo, seguindo para Sertão, com parada no restaurante Fratelli, continuando até Charrua, passando por Floriano Peixoto até retornar a Sertão e a Passo Fundo, para conclusão da prova.
O Desafio 100km também contorna a cidade de Passo Fundo, seguindo até Sertão e retornando a Passo Fundo. Já para quem se inscreveu no Desafio 60km, o trajeto corta a volta na cidade, partindo direto da UPF em direção ao restaurante Fratelli, em Sertão, e retornando a Passo Fundo, onde os ciclistas serão recepcionados, no campus universitário.
Pesquisa avalia ciclistas
Os ciclistas inscritos na prova também podem participar de um projeto de pesquisa que objetiva avaliar o dano oxidativo que pode promover lesões, fadiga, desidratação e envelhecimento. A pesquisa “Estresse oxidativo e análise de marcadores bioquímicos do metabolismo durante prova de ciclismo” é coordenada pelo professor e pesquisador da UPF na área de bioquímica Luciano Siqueira e, segundo ele, busca comprovar cientificamente se alguns suplementos específicos podem contribuir com o desempenho, evitar lesões e fadiga, aumentar potência e desempenho e principalmente evitar o envelhecimento a longo prazo. Serão incluídos no estudo atletas do sexo masculino, de qualquer idade, que treinam há mais de dois anos e que tenham participado de pelo menos duas provas do AudaxPF/UPF.
Prova do AudaxPF/UPF é neste final de semana
· 1 min de leitura