O frio intenso não assustou os competidores do AudaxPF/UPF e a superação foi a marca da edição realizada nesse domingo, dia 13 de setembro. Com a geada ao amanhecer, os mais de 180 ciclistas que iniciaram a competição às 6h puderam conferir uma beleza diferente no percurso da prova, que iniciou no Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF). Do pórtico universitário, os randounners seguiram para o Brevet 200km e para os Desafios 100km e 60km, as três provas que compuseram essa edição da competição.
A condição climática chegou a -2ºC entre o Campus da UPF e o bairro Zácchia, de onde os competidores seguiram pela BR285, contornando a cidade de Passo Fundo. Conforme o organizador do evento Isac Chedid Saud Filho, essa foi a primeira prova realizada em Passo Fundo em que houve frio intenso. “Já tivemos provas nesta época do ano, mas o calor sempre foi além do previsto. As provas sempre têm uma surpresa e essa foi a primeira em que o frio foi o maior adversário”, comenta.
Os ciclistas que participaram do Brevet 200km, após contornar Passo Fundo, seguiram para Sertão, com parada no restaurante Fratelli, continuando até Charrua e Floriano Peixoto, retornando à UPF. O Desafio 100km teve o mesmo trajeto, porém, com retorno em Sertão. Já quem participou do Desafio 60km partiu direto da UPF em direção ao restaurante Fratelli, em Sertão, e de lá retornou a Passo Fundo. Próximo das 11h, os primeiros ciclistas do Desafio 60km já concluíam a sua etapa de prova e o último participante do Brevet 200km concluiu o percurso às 18h50min. Ao final da prova, todos os ciclistas foram recepcionados no campus universitário.
Para o organizador, o evento só teve sucesso graças à equipe de voluntários. “Temos esse amparo de pessoas que se envolvem com o AudaxPF/UPF, tentando prever todas as situações que podem ocorrer, com ações que vão além do ciclista. Essa turma merece reconhecimento”, destaca. A prova foi a última do ano. As próximas devem ocorrer nos dias 14 de fevereiro e 10 de setembro de 2016.
AudaxPF/UPF aconteceu nesse domingo
· 1 min de leitura