Antigas máquinas, novas emoções

Passo Fundo prepara o 5º Encontro de Veículos Antigos e Especiais

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

No início dos anos 1960, Roberto Carlos já fazia sucesso com um velho “Calhambeque”. A música continuou reverenciando automóveis, do “Mustang Cor de Sangue” de Marcos Valle à “Brasília Amarela” dos Mamonas Assassinas. Além da música, a paixão pelos automóveis está nas garagens, oficinas e museus. No próximo mês, dias 17 e 18, acontecerá o 5º Encontro de Veículos Antigos e Especiais, promovido pelo Auto Club Veículos Antigos de Passo Fundo. Será na Gran Palazzo, também contando com o 3º Opalasso – Encontro de Opalas e Caravans. A promoção teve lançamento oficial, quinta-feira, na Ssoraf Car. O presidente da entidade anfitriã, Carlos Nino Feijó, e os organizadores Marcelo Araújo Vargas e Vitor Prante apresentaram o evento. Além do ACVA, participam o Veteran Car de Novo Hamburgo, Veteran Car de Passo Fundo, Confraria do Carro Antigo de Carazinho e Federação Brasileira de Veículos Antigos.

Centenas
Entre nacionais e importados, mais de 400 veículos estarão expostos neste 5º Encontro. Dentre esses, peças raras dos acervos do Museu do Automobilismo Brasileiro, com sede em Passo Fundo, e do Museu do Automóvel de Canela, a nova nomenclatura do Museu do Transporte Nacional que, lamentavelmente, “escapou” de Passo Fundo. Modelos não faltam, como os nacionais Simca, DKW, Fusca, Dodge, Landau, Opala, Jeep, F-100, Chevette e até caminhões. Mas esses loucos (por carros, claro), também colecionam raridades vindas dos quatro cantos do mundo. Isso garante a presença de modelos raros como alguns Buick, a linha Simca, Carreteiras e um famoso Cadillac de Novo Hamburgo.  

Supermáquinas
Das primeiras Mil Milhas Brasileiras ao acervo atual, no quesito automobilismo Passo Fundo é sempre nota dez. Aqui não faltam antigomobilistas em todas as dimensões. São colecionadores de caminhonetes, experts em Dodge, apaixonados pela linha VW, amantes de Opala ou tarados por Puma. Além dessas impecáveis raridades, ainda contamos com caprichosos “enjambradores”, dedicados aos ‘Hot Rod’, ou Biela Quente. São carcaças antigas que escondem modernos motores com centenas de cavalos de força. Motores V-8, injeção direta, freios a disco hiperventilados e muita potência. Máquinas que também conduzem à música. Desta vez com George Harrison em “Faster”, homenageando Jack Stewart. Apertem os cintos.


Gostou? Compartilhe