As máquinas encantaram

Encontro de veículos antigos supera expectativas de público e participantes

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As máquinas fantásticas são sempre encantadoras. Criadores, admiramos nossas criaturas motorizadas. Além deste encanto pelos carros e paixão pela velocidade, surge um fascínio pelos veículos do passado. É uma reverência às máquinas que transportaram pedaços da nossa história. Na última projeção dos organizadores, mais de 10 mil pessoas visitaram, sábado e domingo, o 5º Encontro de Veículos Antigos e Especiais. A mostra foi em Passo Fundo, na Gran Palazzo, com mais de 400 veículos em exposição estática. No domingo a presença do público foi além da expectativa e o encerramento da exposição foi prorrogado das 16 para às 18h30. A promoção do Auto Club Veículos Antigos de Passo Fundo, juntamente com outras entidades, teve muitos atrativos. Independente do ano de fabricação, o que conta é a restauração. Valores? Ninguém fala em preço, mas, acreditamos, podem oscilar entre R$ 8 mil e R$ 700 mil.

A vedete
Um Cadilac De Ville, 1953, ficou no hall de acesso à exposição. Com restauração impecável, foi escolhido pelos organizadores como o destaque do evento. O carro integra a coleção do Museu do Automóvel de Canela, que participou com 14 raridades. O acervo, com 45 carros, deixa Passo Fundo e segue para o Museu de Canela, dirigido pelos passo-fundenses Rogério e Róberson Azambuja. Máquinas que deixarão saudades.

Mercado de Pulgas
Emblemas, sinaleiras, volantes, rodas, suportes, molduras, calotas, encaixes e incontáveis itens formaram o tradicional Mercado de Pulgas. Claudio trouxe de Carazinho mais de 1.000 peças. Os preços oscilavam de R$ 30 a 3.000, mas a maioria ficava entre R$ 50 e 100. Camisetas ou raridades, o mercado foi amplo. Alessandro Toniazzo veio de Ijuí e confeccionava placas personalizas por R$ 50,00, além de vender placas americanas ou alemãs por um pouquinho mais. Muitos itens, muitos clientes e um próspero mercado onde todos acabam se coçando.

O grandalhão
Um Peterbilt 359 foi, literalmente, o grande atrativo. É um caminhão, fabricado em 1981, totalmente customizado por Carlos Alberto Gregory, de São Leopoldo. Anexa à cabine, uma suíte comporta cama de casal, tela de 3D no teto, bar, micro-ondas e lavabo. “É o estilo do caminhoneiro norte-americano”, explica Gregory, para falar da Peterbilt, grande fabricante dos Estados Unidos. Painel cromado, caixas de som e muita tecnologia incrementam o grandalhão. Uma avaliação? A resposta de Gregory é uma sentença: “minha paixão”!

 

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