Município entra no clima da Olimpíada 2016

Primeira cidade celebração do RS, Passo Fundo se prepara para o revezamento e espera grande participação popular

Por
· 2 min de leitura
Gilberto Bellaver: ?EURoeNós, passo-fundenses, teremos a honra e o privilégio de trabalhar na festividade do revezamento da Tocha olímpica?EUR?Gilberto Bellaver: ?EURoeNós, passo-fundenses, teremos a honra e o privilégio de trabalhar na festividade do revezamento da Tocha olímpica?EUR?
Gilberto Bellaver: ?EURoeNós, passo-fundenses, teremos a honra e o privilégio de trabalhar na festividade do revezamento da Tocha olímpica?EUR?
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Mesmo faltando mais de 250 dias para o início das olimpíadas e mais de 220 dias para que a Tocha Olímpica passe por Passo Fundo, o município já se prepara para o evento que acontecerá no dia 13 de julho do próximo ano. Em reunião realizada na manhã de sexta-feira (20), no auditório da Academia Passo-Fundense de Letras, o secretário de esportes do município e responsável pelo revezamento da Tocha no município, Gilberto Bellaver – Giba, procura fomentar o espirito olímpico em Passo Fundo. Para isso organizará outras duas reuniões para a próxima semana. A primeira com diretores e professores das escolas públicas e privadas, que visa a implementação dos esportes olímpicos nas atividades físicas dos alunos. A segunda reunião será com representantes de sindicatos e empresários da região do trajeto do revezamento, para uma integração maior entre população, comércio e o espirito olímpico. Durante o encontro, Giba destacou que Passo Fundo será a primeira cidade celebração no Rio Grande do Sul, ou seja, embora a Tocha Olímpica passe antes por Erechim, será em Passo Fundo que ela ficará mais tempo e pernoitará. “Passo Fundo estará no olho no mundo. Não é a prefeitura, não é nenhum órgão público, é a população passo-fundense que terá a responsabilidade de todos as festividades e o encaminhamento da Tocha Olímpica na cidade”, relata. 

A Tocha Olímpica passará por 250 cidades, dentre essas, 83 cidades celebrações. Em Passo Fundo, o trajeto terá aproximadamente noves quilômetros. O ponto de partida será no Largo da Literatura, passando estrategicamente por oito escolas, quatro praças e terá como ponto de chegada o parque da Gare. “Esse caminho foi escolhido para agraciar ao máximo o número de escolas e praças. A ideia é que possamos ter uma interação maior nesses pontos”, explica. No dia 8 de dezembro acontecerá a última reunião do município com o comitê organizador, para definir os locais exatos dos revezamentos e também debater as estruturas utilizadas.

Revezamento
Dentre os 35 nomes que irão revezar o caminho da Tocha Olímpica no município, apenas três nomes já foram definidos: Cacau Ricci, piloto da GT3 Brasil; Gustavo Endres, ex-jogador de vôlei e campeão olímpico em 2004 e Marcos Daniel, ex-tenista. Segundo o secretário, embora tivessem diversos outros nomes para indicar, esses três representam muito bem o esporte e o nome da cidade. As outras pessoas que farão parte da festividade ainda estão em fase de escolha pelos patrocinadores do evento. Pode ser qualquer morador do município que tenha se inscrito. Assim, Giba diz não ter o número de quantas pessoas estão concorrendo a essas vagas.

Trânsito
O revezamento acontecerá em um domingo, assim o trânsito não deve ser um problema para os organizadores, entretanto serão realizados estudos para que se defina quais as ruas serão trancadas no dia – além daquelas que ocorrerá o revezamento –, e quais terão o estacionamento proibido. O secretário afirma que trabalhará para que a festividade não atrapalhe a população, e que assim, todos possam comparecer no dia.

Rota
O percurso completo, feito de ônibus demora aproximadamente 35 minutos, em um dia de semana. Entretanto, o revezamento deverá durar mais de duas horas. O Nacional gravou um vídeo do percurso inteiro, marcando os principais pontos de localização. Aceleramos a velocidade do vídeo. Confira

Gostou? Compartilhe