“Chorei muito. Depois do nascimento dos meus filhos, foi o momento mais feliz da minha vida”. Assim o professor Gilberto Bellaver, técnico da BSBIOS/UPF, viveu a conquista do Campeonato Estadual Adulto Feminino de Voleibol. Sábado, no ginásio do Notre Dame, o time passo-fundense venceu a Sogipa e garantiu o título. No terceiro set a torcida cantou ‘Gaúcho de Passo Fundo’, de Teixeirinha. “Que loucura. Tive que me religar na tomada, pois a música quase me desligou. Tive que voltar para a Terra e aquilo incendiou”. A ficha estava caindo. Um interminável set para Giba soltar o grito de campeão. Um grito engasgado desde 2012, quando obteve a terceira colocação, o vice em 2013 e terceiro no ano passado. Agora saiu: “desta vez vou falar na primeira pessoa, eu sou campeão”. Bellaver viveu um reconhecimento ao seu histórico e dedicação. “Este ano foi a nossa tríplice coroa”, diz sobre as três conquistas inéditas para Passo Fundo. Em 2015 a BSBIOS/UPF foi campeã da Copa RS, dos Jirgs e do Estadual.
A inteligente sacada
Natural de Passo Fundo, Gilberto Bellaver está com 44 anos. Graduado em Educação Física pela UPF (1995) trabalha no vôlei desde 1992. Além da equipe passo-fundense é técnico da Seleção Gaúcha Juvenil, atua como professor na UPF e no Notre Dame. Resumiu sua trajetória: “meu primeiro emprego foi na AABB, como auxiliar do professor Vlademir Menegaz (Foguinho), ainda fui auxiliar técnico no IE, auxiliar do Gilmar Venturini no masculino na conquista da Copa RS e depois vim para o Notre Dame”. Nesta nova etapa, desde 2006, comanda o Projeto Sacada Inteligente. Dentre as atletas formadas está Eduarda Cavatão, hoje no Sesi-SP. Outra revelação é Jordana Jandrey, 19 anos, de atuação importante na conquista do estadual. “Ela veio de Ibirubá e começou no pré-mirim. A Gabriela Be também iniciou na base do Notre Dame”.
A sacada na escolha
Fim de jogo e nem os técnicos controlam as lágrimas. “Passou um filme, corri e dei um beijo na minha mulher (Janusia) e nos meus filhos”. Emoções controladas e, ontem, Giba confessou que não escolheu a educação física apenas por gostar de esportes. “Foi porque eu queria ser treinador de voleibol, sempre pensando na capacidade de gerir pessoas”. Troféu na prateleira, medalha no peito e o olhar no horizonte de 2016. “Não vamos agora para a Superliga ‘B’, sem a estrutura necessária, pois não queremos prejudicar o nosso projeto”. Para Giba o que vale é a trajetória. “Foram anos e anos batendo na tua cara. Agora eu comemoro”.
As campeãs gaúchas
Levantadoras:
Silvia Ramos Hecktheuer
Emilene Ogliari
Luana Paré Costa
Daniela Mors
Opostas:
Lenisse Aquino
Daniela Rigo
Centrais:
Jordana Jandrey
Giovana Manto
Jéssica da Silva
Kauana Correa
Pauline Rammé
Ponteiras:
Gabriela Parodi Be
Marluce Toazzi
Martina Roese
Regina Alves
Carolina Gregori
Líberos:
Bruna Visentin
Fernanda Sabbi
Comissão Técnica:
Técnico - Gilberto Bellaver
Assistente técnico – Rafael Machado
Auxiliar técnico – Leonardo Fortuna Goddoi