Souza é a principal contratação na história do Esporte Clube Passo Fundo. Souza disputou o Gauchão 2015. Foi um breve período, porém o suficiente para uma grande empatia com dirigentes e torcedores. Na última quarta-feira, Souza retornou para disputar o Gauchão 2016. O jogador esteve no Vermelhão e reuniu-se com os dirigentes, quando informou sobre um problema no joelho, consequência de um lance em jogo amistoso quando sentiu uma torsão. Encaminhado para os exames de praxe, foi constatado o problema. De acordo com o médico do clube, Rodrigo Algarve, o jogador foi examinado pelo médico ortopedista Alexandre Michelin, do Hospital Ortopédico.
Decisão
Sem condições de participar dos treinamentos e como o grupo terá uma folga no Natal, o jogador seguiu para Porto Alegre e passará o feriado com familiares no Nordeste. “Agora vamos aguardar para ver se ele terá condições de se recuperar para o campeonato. Ele quer jogar. O Souza quer ficar no grupo e se recuperar para jogar pelo Passo Fundo”, contou Ferrão. Assim, a decisão fica para depois do Natal. Aos 36 anos, Willamis de Souza Silva coleciona títulos e passou por grande clubes do futebol brasileiro e, ainda, no exterior. Ganhou projeção pelo São Paulo, onde foi campeão da libertadores, campeão mundial e bicampeão brasileiro. No Rio grande do Sul, de 2008 a 2010, jogou no Grêmio.
Grupo
O atacante Hyantony foi o último atleta integrado ao grupo. Ele chegou em Passo Fundo na quarta-feira à noite. Os trabalhos no Vermelhão foram iniciados na última terça-feira. Hyantony já trabalha ao lado dos companheiros Matheus, Juliano, Guilherme, Marques, Linno, Márcio Nunes, Léo Kanu, Gustavo, Wellerson, Dagoberto, Foguinho, Alisson Gaúcho, Brida, Davi, Thiago Machado, Everton Silva, Dionathan, Rudiero, Amaral, Faísca, João Victor, Nata, Eduardo Mandai, Jean Silva, Branquinho, Jean Carlos e Thomas. Nesta semana as atividades são comandadas pelo preparador Paulo Gilberto e pelo preparador de goleiros Samuel Vettorazzi. Nos próximos intensificam-se os trabalhos com bola sob orientação do técnico Ben-Hur Pereira.