Após 12 meses de suspensão por uso de doping, Anderson "Spider" Silva voltou ao octógono. Pelo UFC Fight Night 84, em Londres, o lutador brasileiro, que é quinto no ranking dos pesos médios, foi derrotado por Michael Bisping por decisão unânime dos juízes. A luta foi até o quinto round. Anderson, com uma atuação comedida, aplicou bons golpes, mas deixou a luta se arrastar até o round final. Por vezes, baixou a guarda e ficou apenas na provocação e brincadeira.
Ao final da luta, Anderson se mostrou irritado com a arbitragem da luta e, após agradecer o público em inglês, mandou um recado para os brasileiros "Brasil, não tem como vencer, eles tiram, vocês viram. Missão cumprida, às vezes, não. É que nem no Brasil, corrupção total", reclamou Spider
A polêmica da luta foi no terceiro round. Anderson estava pressionando Bisping, que acusou que seu protetor bucal havia caído, mas o brasileiro seguiu a luta. Spider acerta uma joelhada voadora e Bisping desaba. Entretanto, o árbitro Herb Dean havia interrompido a luta para que inglês colocasse o protetor. Brasileiro sobe na grade para comemorar, porém em vão.
A luta marcou a retomada do "Aranha", que aos 40 anos de idade sonha voltar a disputar o cinturão dos médios, perdido em 2013 diante de Chris Weidman.