Onze randonneurs concluem a maior prova de ciclismo do Brasil

Brevet de 1.000km do AudaxPF/UPF teve 75 horas de duração e foi de Passo Fundo ao litoral gaúcho, em um trajeto que contemplou mais de vinte cidades

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Do calor de 38ºC ao frio de 6ºC. Do Planalto Médio à Serra e ao litoral. Do medo à superação. Os extremos foram a marca da maior e mais difícil prova de ciclismo de longa distância do Brasil: Brevet de 1.000km do AudaxPF/UPF. A prova iniciou às 6h da manhã de quinta-feira, 14 de abril, quando os 17 ciclistas partiram do Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF) em direção ao litoral gaúcho, para um desafio de 75 horas de duração, em um trajeto que contemplou mais de vinte cidades e cuja uma altimetria acumulada chegou à marca de 22 mil metros.

A desidratação e o desgaste físico acometeram seis participantes, que tiveram de deixar a prova. Com isso, 11 randonneurs finalizaram o percurso de 1000km. Superando as expectativas da organização, o ciclista Moacir Dammann, da cidade de Lajeado, concluiu o percurso 11 horas antes do previsto. Ele chegou à UPF às 22h13min de sábado, dia 16, completando 64 horas de prova. O resultado se deu basicamente pela força empenhada pelo atleta na realização da prova, o que causou desgaste físico considerável, mas não o impediu de concluir com sucesso o trajeto.

Durante a madrugada, com a média de 70h de prova, muitos ciclistas encerraram sua participação. Representante de Passo Fundo na prova, o ciclista Jonathan Giusti Reveilleau teve um imprevisto no percurso, sofreu um acidente, recebeu socorro médico e mecânico, recuperou-se e seguiu para conclusão da prova. Integrante do grupo que prezou por realizar o percurso utilizando mais técnica do que força, Jonathan cumpriu seu objetivo dentro da média geral do Brevet 1000km do AudaxPF/UPF. Ele chegou à UPF às 6h28min do domingo, dia 17, totalizando 72h08min de prova.

Desafio
Conforme o organizador do evento Isac Chedid Saud Filho, a prova foi desafiadora para cada um dos ciclistas. “Eles passaram por três serras, com o clima mudando constantemente. Tivemos uma saída com tempo bom, mas com umidade em boa parte do dia. O sol nasceu e acompanhou a prova, mas houve momentos de frio intenso, especialmente nos campos de cima da Serra, onde, durante a noite, os termômetros registraram  6ºC, e outros momentos de calor intenso, de 38ºC, com sensação térmica de 40ºC”, comenta ele.

A prova constitui um desafio voltado para ciclistas de endurance – provas de longa duração – pela complexidade e pela dificuldade de trajeto, além disso, habilita o randonneur para a realização de provas internacionais. “Nessa edição, o AudaxPF/UPF recebeu randonneurs de renome no ciclismo, que foram desafiados nessa prova de longa duração. Parte dos participantes já tem tradição em provas como essas, com experiência acumulada, e outros tantos são iniciantes na modalidade”, destaca.

Randonneurs que finalizaram o Brevet 1000km:
Adair Jacinto Tomazi
Adriano Moreira Pacheco
Alaor de Castilhos Porcher
Alexandre Paiz
Braulio Salvador Souza
Diogo Fortes Machado
Jonathan Giusti Reveilleau
Moacir Dammann Lageado
Pedro Leandro Correia
Roberto Penna Trevisan
Saul Alexandre Rodrigues

Agência Brasil

Gostou? Compartilhe