Colégio Notre Dame prepara momento especial para passagem do Fogo Olímpico

Por
· 2 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Passo Fundo viverá, no domingo (03), um momento histórico. A cidade será ponto de celebração do Revezamento da Tocha Olímpica, que conduz o “fogo sagrado” - aceso em 1928, que perdura de geração em geração. Na origem dos jogos, em Olímpia, apenas o vencedor poderia carregar a tocha e acender o fogo no altar dos deuses. De lá para cá, com a evolução dos jogos e com a dimensão que os jogos Olímpicos ganharam em prol da paz e união entre os povos, este símbolo máximo ganhou também sua importância.

Pela primeira vez o Brasil será sede dos jogos olímpicos e Passo Fundo foi uma das cidades escolhidas para receber o Fogo Sagrado. Ou seja, um fato histórico para a cidade. O Colégio Notre Dame Passo Fundo, além do trabalho pedagógico desenvolvido com os estudantes, que pesquisaram quais esportes olímpicos o Brasil terá participação pela primeira vez nesta Olimpíada, preparou um momento especial para a passagem da Tocha. Em frente ao Colégio, haverá um ponto de revezamento. Neste momento, o Colégio estará todo iluminado em verde e amarelo e jovens atletas estarão nas janelas com bandeiras da Paz. Quando as tochas se tocarem para a troca do Fogo Olímpico, fogos de artifício darão um colorido especial.  

Um dos objetivos da passagem do Fogo Olímpico por algumas cidades do Brasil, é mostrar ao mundo as suas peculiaridades. A iluminação do prédio e os estudantes nas janelas, vão relembrar a Cantata Natalina que acontece no Colégio Notre Dame e que este ano chega à sua 10ª edição. Um momento também de visibilidade para um dos eventos que é marca de Passo Fundo.

A previsão da organização do Revezamento da Tocha Olímpica acredita que o comboio que acompanha os condutores deve passar em frente ao Colégio Notre Dame, na Avenida Brasil, por volta das 19h45min. Estudantes e familiares estão mobilizados para estarem presentes nesse ato histórico. Os estudantes vestirão a camiseta do VI Encontro Nacional da Juventude Notre Dame. “O Encontro Nacional da Juventude Notre Dame tem como tema a Paz: Juventude Notre Dame Força de Paz. Os Jogos Olímpicos têm como objetivo a Paz entre os povos.  Esta consonância de objetivos nos fez mobilizarmos em torno do momento que vamos viver e presenciar juntos neste domingo”, enfatiza a diretora do Colégio, Irmã Ivanes Fillipin.

Já na Escola Notre Dame Menino Jesus, a movimentação iniciará ainda mais cedo. Uma mateada celebrativa dos 75 anos da Escola vai reunir a comunidade educativa que poderá ver o revezamento da tocha na rua em frente à Praça Capitão Jovino. Estudantes com bandeiras vão saudar a passagem do Fogo Olímpico nas imediações.

No clima das Olimpíadas

Por ser o anfitrião da competição mundial, o Brasil adquiriu o direito de participar de cinco modalidades esportivas que, nas edições anteriores, não participava: Golfe, Hugby, Ginástica de Trampolim, Hóquei na Grama e o Badminton.

Durante as últimas semanas, as características e regras desses esportes foram apresentadas aos estudantes matriculados na 3ª Série do Ensino Médio do Colégio Notre Dame, nas aulas de Educação Física. Uma das modalidades, porém, está sendo praticada regularmente por eles. Trata-se do Badminton, esporte semelhante ao Tênis, que, além das raquetes, utiliza uma espécie de peteca no lugar da bola. “O badminton é segundo esporte mais praticado do mundo e desenvolve habilidades como a agilidade, a velocidade, a flexibilidade, a concentração, além da força e da resistência física”, destaca o educador responsável pela disciplina, Rodolfo Lara.

 

Gostou? Compartilhe