Os novos desafios da BSBIOS/UPF

As campeãs gaúchas voltam às quadras pelo bicampeonato

Por
· 2 min de leitura
Martina: a melhor em quadra na finalMartina: a melhor em quadra na final
Martina: a melhor em quadra na final
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em Passo Fundo o voleibol feminino vai muito bem, obrigado. A equipe da BSBIOS/UPF é a atual campeã gaúcha, depois de uma grande campanha no Campeonato Estadual de 2015. Neste embalo, começou bem no primeiro semestre deste ano. No primeiro saque da temporada garantiu o bicampeonato da Copa RS, a tradicional Copa Cláudio Braga. A equipe continuou firme no bloqueio para, de cortada, conquistar o 1º Campeonato Regional de Voleibol. E, num ace, surpreendeu e ficou com uma taça inédita: campeã dos JUGS - Jogos Universitários Gaúchos. Títulos acumulados, responsabilidade ampliada. Assim, as meninas do vôlei chegam para as competições do segundo semestre. E o primeiro set é logo ali.

As competições
O começo já não será nenhuma barbada. O primeiro compromisso é nada mais nada menos do que o Campeonato Gaúcho. A busca pelo bicampeonato vai começar em setembro. “Amanhã (hoje) estaremos em Porto Alegre em reunião na Federação, quando serão conhecidos os participantes e a tabela de jogos do Estadual”, explicou na quarta-feira o professor Gilberto Bellaver. O técnico da BSBIOS/UPF disse que a definição dos adversários ainda é uma incógnita. A novidade será a estreia da AVE, time que representará Erechim. Depois, em novembro, a equipe de Passo Fundo atuará em Cuiabá, representando o Rio Grande do Sul nos Jogos Universitários Brasileiros, os JUBs. E, como num tiebreaker, a próxima sacada será nos Jogos Intermunicipais do RS, os Jirgs, em Caxias do Sul. Será mais uma corrida por um bicampeonato.

A equipe
Compromissos na agenda, preparativos em quadra. “Estamos treinando bastante. Segundas e quartas-feiras temos treinos com bola no Notre Dame e nas sextas na UPF. Nos outros dias cuidamos da parte física”, informou Giba. O técnico conta com o apoio do auxiliar Rafael Machado e do preparador físico Felipe Laimer. O grupo campeão de 2015 sofreu duas baixas. A central Jéssica está jogando nos Estados Unidos e a ponteira Gabriela Be teve que abandonar a carreira. Mas a BSBIOS/UPF ganhou o reforço da ponteira Martina Roese, que já atuava pela equipe e agora foi efetivada. Também chegaram a oposta Luana Núncio, a líbero Carolina Gregory, a ponteira Juliana Fucks e a central Kauana Correa. Feliz com o grupo, o treinador diz que “o mais importante é que tenhamos uma temporada sem lesões”.

No horizonte
Se Passo Fundo ostenta um importante título estadual, não foi por acaso. Há uma base sólida que suporta a taça conquistada no ano passado. O pilar é o esporte escolar, através do Projeto Sacada Inteligente no Colégio Notre Dame. A modalidade cresceu, ganhou a estrutura da Universidade de Passo Fundo e a marca da BSBIOS. Essa estrutura leva a assinatura do professor Giba, do saque inicial às cortadas que garantem títulos. Mas, a partir de agora, o horizonte do vôlei passo-fundense vai muito além da rede que divide a quadra. Giba entende que aumentou a responsabilidade. “Temos que manter o voleibol de Passo Fundo como uma referência. Queremos ficar no topo e pensar no futuro”. E para o professor Gilberto Bellaver o futuro vai além do Rio Grande do Sul. “É a Superliga B”.

Gostou? Compartilhe