O esporte na vida dos futuros médicos

Associação Atlética Acadêmica Gaúchos de Passo Fundo (AAAGPF) possibilita aos estudantes de Medicina da UPF a participação em competições esportivas universitárias

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (FM/UPF) é considerada referência na área da saúde para a região norte do Rio Grande do Sul, bem como para os demais estados da região Sul do Brasil. Fundada em 1970, a unidade se destaca, dentre vários motivos, pela qualidade do ensino, pelos projetos de extensão e serviços prestados junto à comunidade e pelas diversas atividades realizadas com os estudantes. Uma delas acontece por intermédio da Associação Atlética Acadêmica Gaúchos de Passo Fundo (AAAGPF), entidade estudantil, sem fins lucrativos, que propicia aos acadêmicos praticarem e competirem em diferentes modalidades esportivas no cenário universitário, de forma a visar à integração e ao desenvolvimento pessoal dos alunos-atletas e a propiciar momentos de lazer em meio à densa rotina do curso de Medicina.

A AAAGPF foi criada no ano de 2010, e, atualmente, é composta de 14 alunos que formam a diretoria e de 152 sócios, que pagam uma taxa anual e desfrutam, após o pagamento, de uma série de vantagens. Regulamentada oficialmente e consolidada como uma das Atléticas mais bem estruturadas da Associação Intermed Sul, ela conta com o apoio dos professores da graduação e seu funcionamento se dá, principalmente, por intermédio do Projeto Esportivo (PE), que, desde 2015, oferece treinos semanais gratuitos a todos os acadêmicos de modalidades como futsal, vôlei de quadra e de praia, basquete, handebol, natação e atletismo, todos nos naipes masculino e feminino, e futebol 7 masculino, realizados no Campus I, no Colégio Notre Dame e na pista do antigo quartel.

A prática desses esportes já garantiu bons resultados: dois meses após o início do PE, a Atlética conquistou seu primeiro título, a I Copa Oktobermed, que foi um campeonato estadual, com disputas de vôlei de praia, futsal, handebol e basquete. O desempenho das equipes superou grandes nomes da Associação Intermed Sul, como a UFRGS e UFCSPA. Já em abril de 2016, no XXI Intermed Sul, em Criciúma (SC), a AAAGPF atingiu sua melhor colocação na história do evento: 6º geral e 2º particular.

Rica experiência
Conforme o presidente da Atlética, Gustavo Hirt, muitos são os benefícios para os estudantes após o envolvimento deles nas múltiplas ações. “Quando o aluno faz parte da diretoria, tem a oportunidade de adquirir habilidades de gestão. Também aprende a exercer um perfil de liderança frente à comunidade acadêmica e a desenvolver um amplo network, tanto em relação aos acadêmicos de outras universidades, sobretudo, membros de outras Atléticas, quanto em relação a diversas empresas e algumas figuras públicas, uma vez que frequentemente é necessário o contato com esses para a realização das atividades”, comenta.

Ainda, segundo Hirt, para os alunos, a Atlética funciona como uma válvula de escape, capaz de aliviar a grande carga de estresse enfrentada diariamente. “Já é de conhecimento a importância do esporte para se ter uma vida saudável. Também há diversos estudos que associam a prática com um melhor rendimento do aprendizado, além de ser um momento de descontração e integração entre os participantes”, disse.

Desafios que estão por vir
Os intensos treinamentos já servem de preparação para a próxima competição da AAAGPF: a II Copa Oktobermed irá ocorrer em Santa Cruz do Sul (RS), no dia 8 de outubro. No evento esportivo, devem estar presentes todas as atléticas do RS, as quais disputarão jogos de vôlei de praia, futsal, handebol e basquete, nas categorias masculino e feminino. Em 2015, a entidade representante da UPF alcançou o primeiro lugar masculino e feminino no vôlei de praia, basquete masculino e na classificação geral da Copa.

Atenção à comunidade
Juntamente com os treinos esportivos, a AAAGPF se destaca pelo trabalho com a população. Uma das iniciativas é a Campanha do Agasalho de Inverno, que, em sua segunda edição, arrecadou 25 sacolas com roupas para doação, totalizando em torno de 120 peças, as quais foram encaminhadas à ONG Amor, para ajudar as famílias de crianças que frequentam o local. De acordo com o presidente Gustavo, a intenção é realizar a campanha anualmente.

Outro exemplo é o que deve ocorrer em outubro, na terceira edição do IntraMed, evento caracterizado como um encontro interturmas da Atlética: uma das provas será a arrecadação de alimentos ou de fraldas. O Intramed está previsto para acontecer nos dias 14, 15 e 16, no Campus I, na AABB e no Clube Comercial.

Informações
Mais detalhes sobre a Associação Atlética Acadêmica Gaúchos de Passo Fundo podem ser obtidas na página da entidade no Facebook e no perfil do Instagram.

Gostou? Compartilhe