Duda e Fabiano são campeões gaúchos

Passo-fundenses garantiram os títulos antecipadamente

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A quinta etapa do Campeonato Gaúcho de Velocross foi realizada em Marau, no final de semana, 17 e 18 de setembro. Dois passo-fundenses garantiram o título estadual antecipadamente. A piloto Maria Eduarda Salomoni da Silva venceu na categoria VXF nacional feminina, fechando cinco vitórias em cinco etapas. Como a última será o descarte, Duda já é a campeã gaúcha. Na VX3 e VX4 importadas, Fabiano Ribeiro também antecipou a conquista do titulo. Na prova de Marau o piloto estreou a sua nova máquina KTM. Em corrida de adaptação, Fabiano mandou bem e obteve a terceira colocação na VX3 e a segunda na VX4. Eram os pontos que faltavam para garantir o título da temporada na penúltima etapa.

Da queda ao título
No sábado, Maria Eduarda fez o melhor tempo nos treinos oficiais. Chuva na madrugada de domingo, barro na pista que ficou muito lisa na largada da prova. “Eu fui ao gate de largada com um pensamento apenas: vencer!” Mas no velocross as dificuldades estão na própria pista. “Conforme as motos iam passando, formavam buracos e canaletas. Larguei em segundo e logo na terceira curva assumi a primeira posição”, conta Duda que liderou por cinco minutos. “Me desconcentrei numa curva e acabei caindo. Muitas competidoras me passaram, levantei a moto e tentei manter a calma e retornei bem atrás de todas. Depois do pit stop concentrei-me para não errar e correr em busca das posições perdidas”. E, numa prova extremamente de recuperação, Duda foi reconquistando posições. “Quando subiu a placa indicando que faltavam duas voltas eu já estava em segundo novamente”. Era o momento para administrar a corrida e, faltando três curvas para a bandeira quadriculada, Duda assumiu a primeira colocação. Mais uma vitória e ela soltou o grito de campeã. “Foi uma verdadeira prova de que todos somos capazes de superar os nossos limites e expectativas, pois até hoje eu não sei como consegui ter forças para recuperar tantas posições”, avaliou Maria Eduarda.

Os passo-fundenses
Na categoria VXF nacional feminina, Passo Fundo dominou o pódio: 1ª Maria Eduarda Salomoni , 2ª Micheli Karine Schimidt, 3ª Paola Garcia e 5ª Angélica Laimer. Nas importadas Ketlin Dias foi a quinta colocada. Pelas categorias masculinas, nas importadas Fabiano Ribeiro foi o terceiro na VX3 e segundo na VX4. Nas Mini Motos 50cc Wagner Gandini ficou em terceiro e na intermediária 230cc nacional João Sturm foi o segundo. Pela VX4 nacional Luciano de Conto obteve o segundo lugar e Dyanos Andrei terminou em quinto na VX3.

Gostou? Compartilhe