A noite foi do bom futebol do Esporte Clube Passo Fundo. Contrariando expectativas, o time fez uma exibição de gala diante do Brasil de Pelotas. Jogou bem, encantou o público, mas não escapou do rebaixamento, mesmo vencendo por 2 x 1 No Campeonato Gaúcho de Futebol em 2017, começou mal, chegou à beira do abismo e acabou despencando. Assim foi a campanha do Tricolor passo-fundense. Com apenas 9 pontos na fase classificatória, terminou na última posição e foi rebaixado. Em 2018 irá disputar a Divisão de Acesso. Nesta quarta-feira, tinha chances remotas para escapar do rebaixamento. Obrigatoriamente, teria que vencer o Brasil e necessitava de tropeços do São Paulo e do Ypiranga. Para complicar esse quadro, dependeria de um elástico emparelhamento no saldo de gols.Para complicar mais ainda, o São Paulo venceu e o Ypiranga empatou.
Primeiro
Nos primeiros instantes, um cabeceio de Gênesis mostrou que havia outro Passo Fundo em campo. Já nos primeiros minutos o time conquistou a torcida. Era uma equipe diferente daquela das últimas partidas. Tanto que logo aos oito minutos, Possebon tabelou com Xaro e o cruzamento chegou para Gênesis marcar: Passo Fundo 1 x 0. Aos 23 o Brasil assustou, com um chute de Marcinho que explodiu no travessão. O time da casa continuou melhor, pressionou e teve boas chances, como em um chute forte de Jessé que o goleiro espalmou. Intervalo com vitória parcial, mas, ainda, dependendo de outros resultados.
Segundo
A segunda etapa iniciou com um jogo franco, mas o Passo Fundo era mais time. Aos 4 minutos Gênesis teve uma grande chance de marcar. Depois foi Mikael, de cabeça, quem quase fez um golaço. Em seguida, aos 10 minutos, Jessé de um toque perfeito para Saldanha chutar rasteiro e comemorar: Passo Fundo 2 x 0. Aos 19 minutos um bom momento do time pelotense, com bate e rebate na área e até cabeceio na trave. Mas, quando o time joga bonito, até a sorte ajuda e a bola não entrou. O Passo Fundo mandava no jogo. Mas o Brasil não se encolheu e também marcou, aos 26, em bola de Teco desviada por Mikael: 2 x 1. O Passo Fundo continuou jogando bem. O Brasil também respondeu e, no final, pressionou e exigiu duas grandes defesas de Gustavo Silva. Um jogo bonito, a primeira vitória em casa e o inevitável rebaixamento.