O atleta Maicon Mancuso, apoiado pela Universidade de Passo Fundo (UPF), venceu a XXV Rústica de Alpestre (RS). A competição aconteceu no domingo, 23 de abril, e foi ganha pela primeira vez por Mancuso, que a completou com o tempo de 22min15seg.
Conforme o corredor, a prova teve um percurso pesado, com aclives e declives, e um nível técnico bastante elevado, assim como em anos anteriores. “Em 2016, essa foi a minha segunda prova na temporada e tive dificuldades na largada, e, embora tenha corrido muito bem o segundo trecho, não consegui alcançar o campeão daquela edição. Em 2017, optei por uma largada mais forte, seguindo de perto os líderes”, comentou Maicon.
De acordo com o atleta, logo após o primeiro 1,5 km, ele e outros três competidores catarinenses abriram uma distância considerável dos demais. “Por volta dos 3,5 km, o atleta Laurindo Nunes Neto tomou a ponta e ali começamos uma disputa pessoal pela liderança. Sofri para conseguir segui-lo e não deixar que ele abrisse uma distância segura. Seguimos nessa disputa até os últimos 400m, momento em que aumentei o ritmo na forte subida da chegada da rústica e cruzei a linha de chegada na frente, conquistando o título inédito”, contou o atleta, que, nas últimas três participações na Rústica de Alpestre, foi 3º colocado em uma ocasião e vice em duas.
Completaram o pódio: Laurindo Nunes Neto, de Caçador (SC); Adilson Dolbert, de Blumenau (SC); Jurandyr Couto Júnior, de Bombinhas (SC); e Vinicius Bernardon da Silva, de Passo Fundo (RS).
Maratona de competições
Nos próximos dias, Maicon Mancuso participará de uma maratona de competições: no dia 30 de abril, o corredor marca presença na XXV Corrida Rústica Posto Unetral Cidade de Erechim, a qual ocorre pela manhã, e na VI Rústica SESC/Prefeitura Municipal de Carlos Gomes (RS), que acontece no mesmo dia, no turno da tarde; e no dia 1º de maio, o atleta corre na Rústica do Trabalhador de Cruz Alta.