Nos dias 6 e 7 de maio, em Venâncio Aires (RS), aconteceu a 12ª Papacorrida. O atleta Tiago Perez, que conta com o apoio da Universidade de Passo Fundo (UPF), e seu companheiro de equipe Paulo Bruning, fizeram sua estreia como dupla na categoria Expedição e conquistaram a 2ª colocação nas duplas, com o segundo melhor tempo geral da prova, em aproximadamente 16h de competição.
O evento foi dividido em duas categorias: Aventura, com percurso de 50 km; e Expedição (categoria de elite), com trajeto de 100 km, as quais foram formadas por duplas mistas, masculinas e quartetos. Mais de 100 atletas, das principais equipes do Ranking Nacional de Corrida de Aventuras, vindos da Bahia, de Santa Catarina, do Paraná e do Rio Grande do Sul, encararam o desafio.
A categoria Expedição teve sua largada às 21h do sábado (6). Os competidores realizaram as modalidades de Moutain Bike (ciclismo), Trekking (caminhada em trilhas e estradas de terra) Cannioning (caminhada por dentro de pequenos córregos e riachos) e Técnicas Verticais (ascensão/escalada em rocha). “Eu e o Paulo já havíamos nos enfrentado em diversas competições, e pela primeira vez tivemos a oportunidade de correr como uma dupla”, conta Perez.
A corrida
A Papacorrida é famosa pelo seu alto grau de exigência na orientação, bem como pelo percurso exaustivo das montanhas do interior de Venâncio Aires. “Quando se fala em corrida de aventura, o primeiro pensamento já é a dificuldade que será enfrentada. Agora, quando se fala em Papacorrida, esse pensamento se solidifica ainda mais, tratando-se nada mais, nada menos, do que a corrida mais dura do sul do país”, comenta o atleta da UPF, relatando a dureza, o desgaste e a exaustão ocasionada pelo desafio.
Tiago também menciona a importância da parceria com Bruning. “O Paulo é um exímio navegador e orientador. Foi com certeza o ponto diferencial da nossa dupla. Sempre muito seguro e técnico, soube fazer a rota ideal para que pudéssemos obter o êxito esperado e conquistar um lugar no pódio. Fizemos uma corrida segura, em bom ritmo e com uma navegação impecável. Não sofremos com problemas mecânicos ou técnicos e superamos todos os desafios propostos pela organização da prova, ficando à frente de grandes equipes top 10 do ranking nacional de corrida de aventura (RBCA). Foi um prazer imenso correr ao lado de uma dos melhores navegadores do Brasil”, disse.
O resultado consolida o trabalho que Tiago Perez desenvolve em busca da preparação ideal para a disputa do Ironman Mar del Plata, que acontece em dezembro, na Argentina.