Os judocas Daniel Paulo dos Passos da Silva e Enya de Oliveira Schultz Pires, apoiados pela Universidade de Passo Fundo (UPF), participaram da Copa Internacional Sogipa 150 anos, em Porto Alegre. Ambos os atletas obtiveram bons resultados: no sábado (2), Enya sagrou-se vice-campeã pela categoria pesado sub 15, e, neste domingo (3), Passos tornou-se campeão pela categoria ligeiro sub 21.
Enya relata o seu desempenho até a conquista do pódio. “Todas as lutas foram fortes. Lutei contra uma adversária argentina e contra duas brasileiras. Perder faz parte, mas não se deve desistir”, disse.
Passos também comenta a respeito do novo título. “Hoje, acordei confiante. Sabia que seria uma competição de alto nível, e não foi diferente. Fiz lutas duríssimas contra oponentes preparados. Primeiro, encarei um judoca argentino, que consegui jogá-lo de wazari, e, logo depois, de ippon. A minha segunda luta foi contra um brasileiro. Depois de nos estudarmos, apliquei um wazari nele, segurando-o até o final”, contou.
Na semifinal, Daniel enfrentou outro atleta argentino, que foi 5º colocado no mundial, e, na final, lutou, novamente, com mais um judoca da Argentina. “Este último não parava na minha frente, pois ficava se movimentando e entrando na frente, mas deixou a desejar na sua técnica e, como consequência, foi advertido com um shido. Fiz com que ele levasse mais três shido para, então, consagrar-me campeão”, finalizou Daniel.
Os esportistas da UPF treinam na Academia Rodrigo Bilhar Judô, em Passo Fundo.
Site dos atletas
Para saber mais sobre os judocas da UPF e os demais atletas e equipes que contam com o apoio da Instituição, acesse
www.upf.br/atletas.